PROJETO

PROJETO -

Braga cria ‘número verde’ municipal para tornar resposta de socorro e Proteção Civil mais rápida

O “número verde” de resposta municipal, criado pela Câmara de Braga, foi oficialmente apresentado esta segunda-feira e já está disponível através do 800 45 10 10. Trata-se de uma linha gratuita, ativa 24 horas por dia, que pretende agilizar a atuação por parte dos Bombeiros Sapadores ou da divisão municipal de Proteção Civil em diversos âmbitos.

O serviço, que está já em funcionamento a partir da Central Telefónica dos Bombeiros Sapadores de Braga, está preparado para responder a emergências de proteção civil, socorro animal, proteção ambiental e outras situações que representem risco iminente para a segurança de pessoas e bens.

Entre os exemplos de ocorrências abrangidas estão incêndios, acidentes, deslizamento de terras, descargas ilegais em linhas de água, queda de árvores e muros em espaço público, entre outros. Existe ainda a possibilidade de transferência de chamadas entre várias entidades, tais como a GNR, PSP ou INEM.

Altino Bessa, vereador do Município de Braga, destacou a importância de uma ferramenta local de emergência que garanta a celeridade na intervenção, complementando o 112, que atua a nível europeu.

“Trata-se de um dia muito importante para Braga. Este número verde municipal permite um contacto direto com os serviços municipais, assegurando uma resposta rápida às situações específicas de Braga”, afirmou.

Os cidadãos devem utilizar este número para reportar emergências dentro do território municipal, enquanto o 112 permanece o canal de atendimento preferencial para emergências de âmbito nacional ou europeu.

Altino Bessa sublinhou ainda a importância do “uso consciente” desta linha de emergência, para evitar “congestionamentos desnecessários que possam atrasar a resposta a situações críticas”.

O coordenador municipal de Proteção Civil, Vítor Azevedo, destacou a importância da criação desta linha telefónica no sentido de permitir a “centralização” das chamadas feitas pelos cidadãos, a quem os Bombeiros Sapadores e os serviços municipais dão “garantia de atendimento e resposta” a “qualquer hora”.

Vítor Azevedo realçou o enfoque particular dado às questões ambientais, em particular às eventuais descargas no rio Este e noutros cursos de água do concelho de Braga, que é uma questão que “preocupa imenso” a Proteção Civil e cuja rapidez na resposta é “fundamental” para detetar a origem dos problemas.

Todas as chamadas feitas para esta nova linha serão gravadas.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE