REGIÃO

REGIÃO -

Ponte de Lima investe 2,5 milhões de euros no rio Lima para prevenir cheias

O presidente da Câmara de Ponte de Lima, Vasco Ferraz, anunciou um investimento de 2,5 milhões de euros no rio Lima, no âmbito das Áreas de Risco Potencial Significativo de Inundação (ARPSI).

“A nossa intenção é diminuir e controlar a possibilidade de cheias através da gestão do aumento do caudal do rio, criando condições para que o escoamento das águas se faça mais rapidamente”, afirmou o autarca.

Em declarações à agência Lusa, Vasco Ferraz revelou que o investimento, que deverá iniciar-se no próximo Verão, “prevê a alteração do açude para desassorear o rio e a limpeza, e erradicação de espécies exóticas invasoras aquáticas, para regular o caudal do rio”.

“O desassoreamento deste pano de água do açude é necessário para continuarmos a manter condições para que os atletas do Clube Náutico de Ponte de Lima continuem a poder treinar”, destacou.

Vasco Ferraz adiantou que o mesmo projecto contempla “a estabilização da margem do rio, na freguesia de Arcozelo, e o arranjo do areal”, que todos os anos é inundado pelas águas do rio, em períodos de grande pluviosidade.

A mesma intervenção, candidatada ao programa de gestão de rios da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), prevê ainda “a estabilização da ponte velha”.

O rio Lima nasce a 975 metros de altitude, na província de Ourense, na Galiza. Entra no Alto Minho, próximo do Lindoso e de Soajo, e passa por Ponte da Barca e Ponte de Lima, desaguando no oceano Atlântico, em Viana do Castelo, após percorrer um total de 135 quilómetros.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE