O Convento de São Francisco, em Braga, será inaugurado este sábado, a partir das 17h00, numa cerimónia que marca a reabertura do espaço após obras de requalificação que custaram cerca de 2,5 milhões de euros.
O convento ficará aberto a uma visitação interpretada, com um circuito que inclui os dois primeiros pisos do convento, o mausoléu, a igreja e a sacristia.
Haverá ainda espaços de trabalho para a Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho, que assegurará o serviço educativo e a produção atualizada de conteúdos para complementar o circuito de visita. A UMinho ficará responsável pela gestão da sua visita, que será integrada num circuito único aberto à população
A reabilitação permitirá a integração do edifício num circuito de visita integrada que contempla também o Mausoléu de S. Frutuoso e a Igreja de S. Jerónimo de Real.
O investimento conta com uma comparticipação de 850 mil euros ao abrigo do FEDER, a que se junta um investimento municipal superior a 1,5 milhões de euros.
A reabilitação resulta de um protocolo de colaboração assinado entre o município de Braga, a UMinho, a então Direção Regional de Cultura do Norte e a Paróquia de Real.
O projeto pretende promover a reposição da coesão espacial do conjunto monumental que congrega três edifícios: Igreja de São Jerónimo de Real, Mausoléu de São Frutuoso (monumento nacional) e Convento de São Francisco.
Trata-se, segundo o município, de um conjunto com “elevado potencial” para o desenvolvimento do turismo cultural e religioso, respondendo ao desafio de valorizar os recursos da cidade e da região.