A Câmara de Braga alertou, esta quarta-feira, para a existência de uma nova tentativa de burla, alegadamente em benefício do Centro de Recolha Oficial (CRO) de animais, pedindo que quem for contactado informe as autoridades.
“O município de Braga alerta para o facto de alguém se intitular funcionário ou médico veterinário do CRO Braga e, nessa qualidade, solicitar a detentores de animais que se encontram perdidos que se desloquem a uma determinada morada”, refere a autarquia.
Na chamada, os autores afirmam que o animal “foi encontrado e que necessita de uma intervenção cirúrgica”, pelo que “solicitam quantias monetárias para um IBAN a fim de pagamento das supostas cirurgias”.
“Alerta-se que o CRO ou a médica veterinária municipal não efetuam qualquer contacto para esse efeito e que, caso recebam uma chamada similar, devem informar as autoridades competentes”, assegura a Câmara de Braga.
De acordo com o município, “sempre que as entidades oficiais de Braga recolhem animais da via pública (perdido ou acidentado), é verificada a existência de microchip e os serviços municipais contactam o detentor para que este se desloque ao CRO ou a Hospital Veterinário onde o animal se encontre, e nunca a outra morada aleatória”, sendo que “o CRO cobra apenas as taxas em vigor no tarifário do canil e gatil de Braga”.