A Agência Estatal de Meteorologia espanhola decretou esta segunda-feira alerta vermelho em Barcelona devido ao “perigo extremo de chuvas torrenciais”.
A instituição apela à precaução, especialmente na zona litoral de Barcelona, e pede aos cidadãos que evitem viajar, a não ser que seja estritamente necessário.
A gestão aeroportuária local já avisou que a situação é complicada: a circulação de comboios na zona foi suspensa pelo menos até ao início da tarde e acumulam-se os voos cancelados ou muito atrasados no aeroporto de El Prat. Várias estradas estão, igualmente, cortadas porque se tornaram intransitáveis, adianta o jornal El Diario.
A Renfe suspendeu a circulação entre Madrid e Barcelona devido à situação meteorológica.
O ministro dos Transportes espanhol confirmou esta segunda-feira que foi criado um comité de crise em El Prat, onde pelo menos 50 voos já foram mesmo cancelados ou se encontram com atrasos significativos.
Nas redes sociais multiplicam-se os vídeos de inundações causadas pelas chuvas, incluindo ruas inundadas, carros parcialmente submersos e passageiros descalços a navegar um inesperado “lago” de água nas portas de acesso ao aeroporto. O Terminal 1 e o parque de estacionamento são as zonas mais afetadas.
ovilaverdense@gmail.com
🔴 GAVÀ | Carrers completament inundats al municipi, el consistori destaca que la zona industrial ha quedat inundada i s'han produït talls a diverses vies a causa de la quantitat d'aigua acumuladapic.twitter.com/qBR2YecSud
— SER CATALUNYA (@SERCatalunya) November 4, 2024
📹✈️Així està ara mateix l’Aeroport del Prat
Molts vols es desvien a altres destinacions. El pàrquing es comença a inundar. Els treballadors de moment han d’anar-hi, l’operativa de terra es manté igual
Font: Aeroport del Prathttps://t.co/fSZXW23Auj pic.twitter.com/TobTnPmng2
— SER CATALUNYA (@SERCatalunya) November 4, 2024