Seis nadadores profissionais de águas abertas escreveram este sábado uma nova página na ligação entre o desporto, o mar e a energia renovável, ao concluírem a primeira travessia em águas abertas realizada entre um parque eólico offshore e a costa portuguesa.
O desafio, denominado OW Extreme Challenge 2026, foi promovido pela Ocean Winds (OW), empresa responsável pelo desenvolvimento, operação e propriedade do WindFloat Atlantic, o primeiro parque eólico flutuante semissubmersível do mundo, localizado a cerca de 20 quilómetros da costa de Viana do Castelo.
A prova teve início junto ao parque eólico offshore, às 10h28, e terminou na Praça da Liberdade, em Viana do Castelo, pelas 15h10, depois de os atletas percorrerem aproximadamente 20 quilómetros em águas abertas. O tempo total registado foi de 4 horas, 42 minutos e 41 segundos.
A travessia foi concluída com sucesso por uma equipa composta por seis nadadores de elite, liderada por Miguel Arrobas, presidente da Federação Portuguesa de Natação. Participaram ainda a nadadora olímpica de águas abertas e natural de Viana do Castelo Vânia Neves, assim como os atletas Marco Vantaggiato, Jorge Viegas Faria, Bernardo Ferreira e Mauro Inácio.
Ao longo do percurso, vários populares acompanharam a evolução dos nadadores a partir da linha costeira, num momento que juntou a comunidade local em torno de um desafio desportivo inédito.
A iniciativa contou com a colaboração da Câmara Municipal de Viana do Castelo, da Federação Portuguesa de Natação, do Clube de Vela de Viana do Castelo, da Associação de Nadadores-Salvadores Coordenada Decimal, da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo e do Hotel AP Dona Aninhas.
Para a Ocean Winds, o OW Extreme Challenge 2026 representou também a celebração do sexto aniversário da entrada em funcionamento do WindFloat Atlantic, projeto pioneiro na produção de energia eólica offshore flutuante, que se tornou uma referência internacional no setor.
“Na Ocean Winds, trabalhamos para gerar valor para a comunidade de Viana do Castelo, não só através da operação do projeto WindFloat Atlantic, mas também por meio de iniciativas como esta, que promovem valores como o espírito pioneiro, a determinação, a resiliência e a capacidade de superar desafios”, afirmou José Pinheiro, Country Manager da Ocean Winds para a Ibéria.
O responsável destacou ainda a ligação entre os valores do desporto de alta competição e os princípios associados ao desenvolvimento da energia eólica offshore.
Também o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, sublinhou a importância da iniciativa para a promoção do território, considerando que o evento reforça a afirmação do concelho como destino de excelência para a prática desportiva e para a valorização do mar português.
Já Miguel Arrobas, presidente da Federação Portuguesa de Natação, salientou que a travessia representa os valores centrais da natação em águas abertas, como “coragem, resiliência, espírito de aventura e ligação ao mar”.
O OW Extreme Challenge 2026 pretendeu demonstrar a possibilidade de coexistência entre infraestruturas de energia renovável, comunidades locais e ecossistemas marinhos, reforçando a ligação entre o oceano, o vento e as pessoas, elementos centrais na atividade da Ocean Winds.








