ELEIÇÕES EUA

ELEIÇÕES EUA -

Trump perto de ganhar em toda a linha. “Vai ser uma era de ouro”, anuncia

Os resultados preliminares dão uma vitória em toda a linha ao candidato republicano nas presidenciais norte-americanas, depois de ter conseguido conquistar 267 votos, mais do que a rival democrata Kamala Harris, que se ficou pelos 224 votos. Oito anos depois, Donald Trump regressa à Casa Branca na qualidade de 47.º presidente dos EUA.

A esta hora as assembleias de voto já encerraram em todo o país, com votos ainda por contar em alguns estados-chave a vitória inclina-se para o republicano Donald Trump. Depois de uma campanha eleitoral muito renhida, Donald Trump liderou a corrida na noite eleitoral frente a Kamala Harris e acabou mesmo por conseguir os 270 delegados no Colégio Eleitoral, a maioria necessária para chegar à Casa Branca.

Após a derrota frente a Joe Biden em 2020, que contestou e nunca chegou a reconhecer o candidato republicano voltou a ser eleito pelos norte-americanos pela segunda vez.

Numa declaração ao país feita há momentos, a partir da Sala de Convenções de Palm Beach na Flórida, Donald Trump reinvidincou uma vitória histórica nas eleições e prometeu curar o país, que considerou estar doente. “Vamos ajudar o país a curar-se”, afirmou no início do discurso.

O magnata norte-americano prometeu “lutar todos os dias por vós” e “não descansar até termos uma América feliz e próspera”. “Vai ser uma época de ouro da América”, prometeu, salientando que a vitória desta noite é “magnífica para o povo americano e que vai permitir a tornar a America grande de novo!”.

Já a candidata democrata e vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, não reagiu aos resultados eleitorais durante a madrugada, adiando o seu discurso para o dia seguinte. “Ainda temos votos para contar”, declarou Cedric Richmond, co-diretor de campanha de Harris, por volta das 06h00 hora de Lisboa. “Vamos continuar a assegurar que cada voto é contado, que cada voz é ouvida”, adiantou.

ovilaverdense@gmail.com

 

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE