A Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde celebrou o dia de S. Martinho com magusto e animação em todas as unidades da instituição.
O magusto mais animado aconteceu com mais de 400 crianças no Colégio Dom João de Aboim e no Infantário de Vila Verde com a fogueira tradicional, sumo, animação e tradição para as crianças.
Este magusto contou com a presença do Diretor do Colégio, Mota Alves, e do Provedor, Bento Morais.
Nas Unidades de Cuidados Continuados, os utentes comeram as castanhas e nos lares da instituição houve o tradicional magusto com direito a castanhas e uma “pinguinha” de vinho.
O provedor da instituição, Bento Morais, era um homem feliz. «São momentos de grande animação para os nossos utentes e crianças e queremos preservar as tradições na nossa instituição».
A caruma/pruma, as castanhas e as fogueiras foram preparadas pelas crianças que foram aos montes de Vila Verde apanhar a caruma para o dia de São Martinho que promove o convívio entre gerações e entre crianças, utentes e equipa.
SÃO MARTINHO
O Dia de São Martinho é uma celebrada anualmente a 11 de novembro. Nascido na Hungria por volta do ano 316, São Martinho de Tours foi um soldado romano que, depois de receber o batismo e renunciar a milícia, fundou um mosteiro em Ligugé, França, onde seguiu a vida monásticA.
Mais tarde recebeu a ordem sacerdotal e foi eleito bispo.
Morreu a 8 de novembro de 397.
A lenda mais conhecida indica que Tours encontrou-se com um mendigo durante uma tempestade de neve e, com a sua espada, cortou o seu manto ao meio para partilhar com o pedinte e resguardá-lo da chuva.
Nessa mesma noite, Martinho sonhou com Jesus vestido com a metade da sua capa e que, apontando para um grupo de anjos, lhe disse: “Foi São Martinho catecúmeno quem me agasalhou”.
ovilaverdense@gmail.com