TRANSPORTES

TRANSPORTES -

Partido Comunista pretende criar passe de 50 euros para viagens entre Braga e Porto em todos os transportes

O Partido Comunista Português propôs hoje uma alteração ao Orçamento de Estado que passa pela criação de um passe de 50 euros que dê acesso a todos os transportes entre uma área metropolitana e respetiva região limítrofe.

Desta fora, estariam incluídas, por exemplo, viagens entre Porto e Braga ou Lisboa e Santarém. Atualmente, para viajar de Braga ao Porto, o custo mensal ronda os 74 euros.

Esta proposta de alteração ao Orçamento do Estado foi apresentada pelo deputado do PCP António Filipe em conferência de imprensa no parlamento, no âmbito de um conjunto de medidas para a área dos transportes e mobilidade e de apoio às micro, pequenas e médias empresas.

O deputado que apresentou a proposta, António Filipe, explicou que hoje existem passes sociais intermodais de áreas metropolitanas, mas não há soluções inter-regionais para aqueles que necessitam de fazer viagem da sua região à área metropolitana mais próxima.

Passe não deveria «custar mais de 50 euros»

«A nossa proposta vai no sentido da criação de passes que sejam intermodais, ou seja, que sejam aplicáveis aos vários meios de transporte, e que possam unir as áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto a comunidades intermunicipais limítrofes», apontou o deputado.

O passe uniria «uma área metropolitana a uma comunidade intermunicipal limítrofe», como, por exemplo, a Área Metropolitana do Porto e a comunidade intermunicipal do Cávado, que abrange Braga, entre outras.

«Pensamos que esse passe deve ter um preço não superior a 50 euros. É uma proposta que cremos inovadora e muito reivindicada pelas populações, designadamente aquelas que, vivendo fora da área metropolitana de Lisboa ou do Porto, se deslocam diariamente para trabalhar nessas áreas», reconhece.

ovilaverdense@gmail.com

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE