Com o envolvimento das comunidades escolares e iniciativas abertas à população em geral, a Câmara de Vila Verde dá esta segunda-feira início a um programa de atividades em diferentes pontos do concelho, para assinalar a Semana da Floresta Autóctone.
A plantação de árvores autóctones, ações de sensibilização para a preservação ambiental e para o combate ao desperdício, a promoção de hábitos de vida saudáveis, caminhadas e exposições de valorização da natureza fazem parte de um programa destinado às diferentes gerações.
Segundo a autarquia, “o objetivo é provocar a comunidade para a importância da conservação das florestas naturais, promovendo as espécies autóctones – como carvalhos e castanheiros, sobreiros, azinheiras, azereiros, loureiros e azevinhos, entre outras – e com maior capacidade de resiliência e valorização dos solos e do ambiente”.
“Como agentes de sensibilização junto das famílias e das suas comunidades, as crianças e os jovens dos diferentes níveis de ensino no concelho – da infância ao secundário e profissional – são especialmente desafiados para ações de terreno e aprofundamento dos conhecimentos sobre o património natural de Vila Verde”, realça o município.
Com o objetivo de dar a conhecer as plantas autóctones mais abundantes do concelho e de forma a promover a biodiversidade, a Biblioteca Municipal Professor Machado Vilela tem patente ao público, ao longo de toda a semana, a exposição itinerante do Festival Internacional de Imagem de Natureza 2024.
O serviço municipal de Proteção Civil, juntamente com equipas de sapadores, promove na tarde desta segunda-feira, a partir das 14h30, uma ação de demonstração de meios de proteção da floresta, com a presença de alunos na Escola Básica de Ribeira de Neira.
A problemática do desperdício alimentar e do seu impacto sobre os recursos naturais vai estar no centro das atenções na terça-feira, numa ação de sensibilização que vai decorrer a partir das 09h25, na Casa do Conhecimento de Vila Verde, subordinada ao tema “Um Futuro sem Desperdício Alimentar – Qual o nosso contributo?”. Esta temática será também desenvolvida numa visita ao Mercado Abastecedor de Braga (MARB), a promover na quarta-feira pela EB de Oleiros.
Plantação de árvores autóctones é o desafio lançado aos alunos da Escola Básica Monsenhor Elísio Araújo, que a partir das 11h00 vão deslocar-se a uma zona em reflorestação, com o apoio de técnicos do Horto Municipal.
Na sexta-feira, o programa envolve alunos do ensino secundário e da Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV), com ações na Biblioteca Municipal.
A encerrar a semana, a população em geral é convidada para a caminhada ambiental do Moinho Velho, promovida pelo projeto municipal SANUS. O ponto de partida está marcado para as 09h00, na Avenida Sá de Miranda, em Dossãos.