A Câmara de Vila Verde encerra este fim de semana a programação da Rota das Colheitas, “com um programa repleto de atividades para diferentes gostos e gerações”, a culminar quatro meses que compreenderam a realização de mais de 50 eventos no concelho.
Sob o sabor dos emblemáticos ‘Arroz de Pica-no-Chão’ e o ‘Pudim Abade de Priscos’ à mesa dos espaços de restauração, o programa oferece um magusto em Aboim da Nóbrega, uma caminhada e um festival folclórico. Os visitantes podem ainda apreciar mais de uma centena de obras na XIII Bienal Internacional de Arte de Jovem, que abre este sábado no Centro de Investigação e Ciências Gastronómicas.
No concelho onde nasceu o famoso “Abade de Priscos” e que tem o ‘Arroz de Pica-no-Chão’ como ex-libris, o Fim-de-Semana Gastronómico arranca esta sexta-feira, associado à 12ª ‘Mostra de Doces e Sabores da Nossa Terra’, com a participação de restaurantes e pastelarias do concelho.
“Assumindo a gastronomia e as marcas identitárias do concelho como fatores estratégicos de valorização do território, o Município de Vila Verde procedeu à certificação do “Arroz de Pica-no-Chão”, realçando a excelência e autenticidade dos produtos, com o frango que se alimenta e cresce em ambiente natural e campestre”, refere a autarquia.
A animação do fim de semana estende-se a Aboim da Nóbrega, onde a Junta de Freguesia, escuteiros e Rancho Folclórico promovem um magusto típico, que vai decorre na tarde de sábado, no adro da igreja paroquial.
No domingo, o centro de Vila Verde vai ser palco do Festival Folclórico das Colheitas. Já a caminhada pelo Trilho do Vale Suspenso do Rio Vade foi adiada, para data a definir, devido à previsão de chuva.
O programa tem agendada, para este sábado, a “Caminhada Ambiental do Moinho Velho” que irá decorrer a partir das 09h00, desde a Avenida do Fojo, em Dossãos, num percurso circular de aproximadamente oito quilómetros.