A Escola de Psicologia da Universidade do Minho (EPsi), em Braga, recebe nos dias 28 e 29 de novembro o V Seminário Internacional de Desenvolvimento de Carreira e Aconselhamento, com 150 participantes de vários países, como Brasil, Colômbia, Moçambique e Angola.
A abertura oficial é na quinta-feira, às 09h15, com o secretário de Estado da Administração e Inovação Educativa, Pedro Cunha, a vice-presidente da Ordem dos Psicólogos, Sofia Ramalho, o presidente da EPsi, Miguel Gonçalves, e a representante da organização e do Centro de Investigação em Psicologia da UMinho, Maria do Céu Taveira.
Segue-se uma conferência sobre ecojustiça, carreira e direitos humanos, por Beatriz Malik Liévano, da Universidade de Educação à Distância (Espanha), e o lançamento do livro “Avaliação Psicológica do Desenvolvimento de Carreira: Estudos e Instrumentos II”, da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Carreira (APDC).
De tarde, destacam-se os dois simpósios (ambos às 16h30): um focando a gestão da carreira em diferentes contextos, desde o trabalho híbrido à vida militar; e o outro sobre carreira e mobilidade social, desde as politicas educativas às profissões “plataformizadas”. Já na sexta-feira de manhã, o realce vai para as quatro oficinas paralelas, sobre competências culturais, intervenção psicológica, ensino vocacional e recursos humanos no exército.
OPÇÕES DE VIDA E MERCADO LABORAL
O programa geral tem o tema “Saúde, carreira e prosperidade numa era de direitos humanos”, incluindo ainda 30 comunicações orais, 17 apresentações de posters, um webinar sobre aconselhamento com a especialista Shékina Rochat e atividades culturais, entre outras. Vão ser abordados temas como as dificuldades de aprendizagem, a transição entre ciclos escolares, a qualidade dos estágios, as redes sociais vs. carreira e saúde mental, o papel da família na carreira, a opção por áreas científicas, a situação de desemprego, o mercado para pessoas com deficiência e cancro, o “trabalho sujo” de imigrantes ou a decisão da aposentação.
Na sexta-feira prevê-se também, às 14h30, uma homenagem às professoras Helena Rebelo Pinto (Universidade de Lisboa e Católica), María Luísa Rodriguez-Moreno (Universidade de Barcelona, Espanha) e Lucy Melo Silva (Universidade de São Paulo, Brasil). De seguida, decorre a conferência final, sobre bem-estar laboral e na carreira, por Luís Sérgio Vieira, da Universidade do Algarve.
A sessão de encerramento é pelas 16h00, com as intervenções da coordenadora nacional da ReferNet – Direção-Geral do Emprego e das Relações do Trabalho, Hélia Moura, da representante da Associação de Psicologia da UMinho e professora da EPsi, Eugénia Ribeiro, e da Presidente da APDC, Ana Daniela Silva. O portal oficial do evento pode ser consultado AQUI.