A Câmara de Braga tem em curso uma campanha de apoio à troca de lâmpadas, comparticipando em 50% o valor total das despesas com a compra de lâmpadas LED por parte dos munícipes. Para tal, é obrigatório a entrega das lâmpadas antigas, na mesma quantidade, no edifício da Proteção Civil.
O apoio terá o limite de 50 euros por agregado, sendo este o valor máximo que o município se disponibiliza a entregar, independentemente do valor que venha a ser eventualmente gasto acima deste limite. Podem beneficiar deste apoio os residentes em Braga e a compra das lâmpadas LED tem de ser efetuada em estabelecimentos comerciais do concelho.
O programa irá manter-se até final do presente ano ou até que se esgote a verba definida para este efeito (50 mil euros).
“As lâmpadas de LED são mais eficientes do que as tradicionais fluorescentes e incandescentes. Assim, optando por LED, é possível economizar na conta de luz e ainda manter hábitos mais sustentáveis. Além disso, as LED têm um maior tempo de vida – em média, 50 mil horas (o que responde a mais de dois mil dias), enquanto as incandescentes duram, no máximo, cerca de um ano”, refere a autarquia.
Segundo o município, “apesar das LED permitirem, ao longo do seu tempo de vida, uma poupança estimada de cerca de 80% em relação às lâmpadas tradicionais/incandescentes, o investimento inicial poderá ser maior”, o que justificou a criação deste apoio.
“O programa, ao incentivar o uso de tecnologias de iluminação sustentável, tem como objetivo contribuir de forma significativa para a sustentabilidade ambiental e para a poupança dos recursos energéticos”, sublinha a Câmara de Braga.
O apoio é atribuído diretamente aos beneficiários por transferência bancária.