Joana Pereira, médica do Serviço de Pneumologia da ULS Braga, foi distinguida com o Prémio Robalo Cordeiro 2024, atribuído pela Sociedade Portuguesa de Pneumologia. O galardão, no valor de 10 mil euros, é entregue anualmente com o objetivo de reconhecer investigadores de excelência na área da saúde respiratória.
A cerimónia de entrega teve lugar no 40.º Congresso da Sociedade Portuguesa de Pneumologia. Joana Pereira destacou a relevância deste prémio para o desenvolvimento do seu projeto. «Permite-nos avançar na investigação sobre a deteção precoce e tratamentos personalizados para doentes com cancro do pulmão associado a doença óssea e pleural maligna», referiu. «Além disso, será possível criar uma coorte de doentes com patologia pleural maligna, contribuindo para o progresso científico e a melhoria da prática clínica em oncologia torácica», acrescentou.
O trabalho premiado está a ser desenvolvido em colaboração com Maria Inês Almeida, investigadora do i3S e do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS). As investigadoras focam-se no papel dos microRNAs (miRNAs) como reguladores essenciais e biomarcadores em doentes com cancro do pulmão que apresentam metástases ósseas ou derrame pleural maligno.
«Queremos desenvolver ferramentas de diagnósticos baseadas em miRNA que melhorem a deteção, ofereçam estratégias de tratamento personalizadas e, em última instância, contribuam para melhores resultados clínicos nos doentes com estas patologias», explicou Joana Pereira.
ovilaverdense@gmail.com