A D’Arte – Associação de Artistas de Vila Verde – promoveu, esta noite, na Escola do Penedo, uma conferência, inserida na iniciativa “Conversas do Penedo”, com o tema “Brasileiros de torna-viagem”. O momento serviu de mote para a apresentação do livro de genealogia “José António Dias – sete gerações de uma história luso-brasileira”, da autoria de Paulo Vianna Dias da Silva e Jorge Oliveira.
A conferência contou com a participação dos professores Aurélio de Oliveira, Francisco Vale e José Miguel Braga e ainda do Presidente de Junta de Freguesia da Lage, Carlos Pedro.
A OBRA
A obra descreve mais de 350 pessoas de dezenas de ramos familiares com raiz na freguesia da Lage, desde os inícios dos século XIX e até ao nossos dias, espalhados por Portugal, Brasil, França e outros países.
Os autores, para as suas pesquisas, consultaram, em Portugal e no Brasil, inúmeros documentos de arquivos distritais, municipais e dioceses, de Conservatórias, de livros paroquiais, de uma fundação, de cemitérios e de sites de genealogia.