Os sócios da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Verde são chamados a escolher os novos órgãos sociais da instituição, este sábado, dia 07 de Dezembro. O ato eleitoral decorre entre as 14h00 e as 19h00, no quartel da instituição.
Paulo Gomes lidera a lista A. O engenheiro e gestor, ex-presidente da Junta de Freguesia da Vila de Prado e atual membro da Assembleia Municipal, encabeça uma candidatura que pretende «dar um rumo mais consistente e dinâmico» à instituição.
O projeto que lidera propõe Narciso Gama, contabilista e presidente da Junta de Freiriz, para cabeça-de-lista do Conselho Fiscal e a solicitadora Filipa Silva para liderar a Assembleia-Geral.
Paulo Gomes aponta à necessidade de «melhorias urgentes». Fala, por isso, em «trazer mudança e bem-estar» à instituição.
Embora preocupado com «a falta de equidade de quem está a jogar por fora e não tem acesso livre aos cadernos eleitorais», acredita que será «um processo transparente e esclarecedor». Para tal, foca-se em «esclarecer os associados e explicar porque é necessária uma mudança focada na estabilidade e progresso» da instituição.
Do outro lado, pela Lista B, Bruno Eiras, o atual vice-presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros de Vila Verde e presidente da Junta de Freguesia de Lanhas, entra na corrida após a saída de Paulo Renato Rocha, agora candidato à mesa da Assembleia-Geral. José Manuel Lopes, presidente da Junta de Moure e da AEVH, lidera a lista ao Conselho Fiscal.
«Temos como prioridade o socorro e a proteção das populações e dos seus bens em todas as situações de emergência, melhorando as respostas internas de forma a responder mais eficazmente às necessidades e expectativas dos cidadãos deste concelho», referiu o candidato, durante a entrega oficial das listas candidatas aos órgãos sociais.
«Pretendemos também criar fatores de motivação que mantenham os operacionais ao serviço e incentivem o recrutamento de novos elementos para os Bombeiros Voluntários de Vila Verde», acrescentou Bruno Eiras.
De resto, sublinha que «as medidas a tomar no futuro próximo serão adotadas de forma sustentável e assentes numa política de equilíbrio entre os recursos financeiros gerados e a despesa corrente, garantindo a continuidade da atual situação financeira da associação, que é excelente».
- LISTA A
Segundo Paulo Gomes, a candidatura junta «várias personalidades do concelho, competentes e com provas dadas», tendo como mandatário Alberto Lomba, o ex-comandante dos Bombeiros Voluntários de Vila Verde.
Assembleia-Geral
Presidente: Filipa Silva
Vice-Presidente: Vítor Mota
Secretária: Glória Abreu
Suplentes: Carla Santos e Anselmo Silva
Direção
Presidente: Paulo Gomes
Vice-Presidente: Carlos Pedro Castro e José Manuel Terra
Secretária: Lurdes Calais
Secretário-Adjunto: Nuno Oliveira
Tesoureiro: Luís Pedro
Vogais: Júlio Silva, Bernardo Fernandes e Helena Barros
Suplentes: João Macedo, Diamantino Duarte e Domingos Rodrigues
Conselho Fiscal
Presidente: Narciso Gama
Vice-Presidente: José Lago
Secretário-Relator: Jovina Feio
Suplentes: António Vieira e Abílio Ruão
- LISTA B
As listas candidatas aos três órgãos sãos constituídas «por elementos de vários pontos do Doncelho, que garantem a representatividade da população vilaverdense», sublinhou Bruno Eiras.
Assembleia-Geral
Presidente: Paulo Renato Rocha
Vice-Presidente: Gabriela Magalhães
Secretário: João Manuel Loureiro Pires
Suplentes: Paulo Jorge Fernandes e Augusto Pimenta
Direção
Presidente: Bruno Eiras
Vice-Presidentes: Artur Barbosa e Rosa da Felicidade Weyers
Secretária: Lina Mota
Secretária-Adjunta: Filomena Vieira
Tesoureiro: Bruno Rodrigues
Vogais: Vítor Gomes, Fernando Pimentel da Silva e António Gonçalo Gonçalves
Suplentes: Armando Abreu, Maria do Sameiro Carvalho e Joaquim Lima Durães
Conselho Fiscal
Presidente: José Manuel Lopes
Vice-Presidente: João Pedro Cerqueira
Secretário-Relator: Cláudia Vasconcelos
Suplentes: José Pimentel da Silva e Ricardo Araújo