O presidente da Concelhia de Guimarães do PSD “lamenta profundamente” que o PS tenha aprovado na Assembleia da República uma proposta que obriga o Governo a estudar a ligação ferroviária entre Guimarães e Braga, comprometendo a solução Metrobus. “Isto é altamente comprometedor e é altamente lesivo dos interesses de Guimarães e dos vimaranenses”, diz.
“É absolutamente lesivo para os interesses de Guimarães porque é contraditório com o que defende o presidente da Câmara, compromete a ligação por Metrobus entre Braga e Guimarães, além de afastar os vimaranenses da alta velocidade”, condena esta terça-feira Ricardo Araújo em comunicado.
O presidente da Concelhia social-democrata recorda esta terça-feira que “a Câmara Municipal de Guimarães consensualizou com a Câmara Municipal de Braga, com o anterior e com este Governo, a opção pelo Metrobus como futura ligação entre Guimarães e Braga”.
“Na sequência de um protocolo assinado entre os dois municípios e o Governo, foi já investido um milhão de euros em estudos para operacionalizar esta solução do Metrobus”, aponta.
INACEITÁVEL
“Numa altura em que o sr. presidente da Câmara de Guimarães, inclusivamente, foi junto do Governo sensibilizar o Ministro das Infra-Estruturas para obter financiamento que viabilize a implementação deste projecto de Metrobus, aquilo que acaba de acontecer é o PS, incluindo o líder da concelhia, Ricardo Costa, tentar obrigar o Governo a estudar uma outra solução que não a do Metrobus”. diz.
“Isto é uma contradição, vai comprometer financiamento e deixar Guimarães e os vimaranenses longe do Metrobus e da ligação à alta velocidade. É inaceitável”, censura Ricardo Araújo.
Com a “postura contraditória” entre o que o PS defende em Guimarães e em Lisboa, entre o que os socialistas Domingos Bragança e Ricardo Costa defendem – “a duas vozes e de forma dissonante” – já “ninguém acredita que será possível implementar o Metrobus e implementar também a ligação ferroviária nas próximas décadas”, observa líder do PSD-Guimarães.
Condena que o PS, “que nada fez nos últimos anos para promover a ligação rodoviária, ferroviária e o melhor transporte público entre Guimarães e Braga, venha querer agora exactamente comprometer que se possa implementar esta solução do Metrobus”.
“Isto é altamente comprometedor e é altamente lesivo dos interesses de Guimarães e dos vimaranenses”, atira Araújo.
Afirmando que a postura do PS “é de grande gravidade” porque “pode comprometer a implementação de um projecto de ligação de Metrobus entre Guimarães e Braga nos próximos anos”, refere que “enquanto Braga já está a implementar o seu Metrobus, em Guimarães, depois de concluirmos o estudo, agora, por via desta iniciativa do PS, ainda querem estudar outra solução que não é do Metrobus, quando devíamos estar concentrados em implementar esta solução do Metrobus rapidamente”.
Acusando os socialistas de “novas manobras dilatórias”, de tirar “o foco do essencial e tentar inviabilizar que nos próximos anos seja construída esta solução do Metrobus”, Ricardo Araújo conclui que o PS “está, neste momento, a fazer mal a Guimarães, está a impedir a evolução e a implementação de um projecto que é estratégico e prioritário para Guimarães”.