O futuro Centro de Atletismo de Famalicão, que ficará pronto em 2026, será “provavelmente um dos melhores que vamos ter no país”. Quem o diz é de Domingos Castro, presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, que esta terça-feira, esteve no concelho famalicense para acompanhar a assinatura do auto de consignação da obra e o lançamento da primeira pedra do equipamento
O projecto, que vai nascer num terreno com cerca de 30 mil metros quadrados localizado em Talvai, na zona norte da cidade, prevê a construção de uma pista de atletismo, com oito corredores e relvado interior, bancadas e vários edifícios de apoio, balneários, assim como a construção de todos os arranjos exteriores fora do perímetro da pista, que incluem um percurso de aquecimento em saibro e respectiva iluminação, bancada descoberta, parque de estacionamento e arruamentos.
Em causa está um investimento municipal superior a 6 milhões de euros, que vai dotar o concelho de um equipamento desportivo de vanguarda, apto para a prática de 23 disciplinas do Atletismo. A construção do futuro Centro de Atletismo de Famalicão tem um prazo de execução de 645 dias, apontando-se a sua conclusão para o Verão de 2026.
“Somos cada vez mais uma grande força motriz do país, não só a nível económico, mas também noutras áreas de intervenção e o desporto é claramente uma delas”, apontou o presidente de Câmara, Mário Passos.
“É um grande projecto, muito ambicionado por nós, pelos famalicenses e pelos atletas, mas que vai também servir a modalidade e o país”, disse.
Refira-se que Vila Nova de Famalicão é o concelho com mais atletas e mais clubes filiados na Associação de Atletismo de Braga (AAB). Ao longo do último ano, o concelho famalicense acolheu perto de meia centena de competições entre provas de estrada, corta-matos e trails.
“Estou certo que vamos ganhar ainda mais expressão e cimentar o crescimento dos muitos atletas que têm alcançado excelentes resultados em competições nacionais e internacionais. Tenho a certeza que com esta melhoria das condições vão também ver melhorados os seus resultados”, anotou Mário Passos.
Ideia também reforçada pelo presidente da Federação Portuguesa de Atletismo. “Com mais e melhores condições teremos mais jovens, mais clubes e, naturalmente, estaremos mais próximos de formar campeões”, disse Domingos Castro, deixando ainda a promessa de que “logo que este empreendimento esteja pronto, vamos trazer para a Famalicão uma grande competição porque este equipamento assim o merece”.