O vice-presidente da Câmara de Paredes de Coura, Tiago Cunha, vai ser o cabeça de lista do PS nas eleições autárquicas de 2025, para tentar suceder no cargo o socialista Vítor Paulo Pereira, que cumpre o seu último mandato.
Em comunicado enviado esta quinta-feira à agência Lusa, a concelhia do PS de Paredes de Coura explica que o nome de Tiago Cunha foi “ratificado, na quarta-feira, por unanimidade”, em reunião daquele órgão partidário.
Antes, Tiago Cunha “tinha sido designado e proposto, também por unanimidade, pelo secretariado do PS”.
Nas eleições de 2013 foi eleito vereador da Câmara Municipal de Paredes de Coura e nomeado vice-presidente da autarquia, cargo que exerce atualmente.
Citado na nota, Tiago Cunha afirma que o seu projeto “não é o de uma câmara de um homem só, mas sim o de uma equipa que se esforça por ouvir e sentir as necessidades dos courenses”.
Em julho, aquando das eleições para a concelhia do PS de Paredes de Coura, que venceu, apresentou a moção “Desenhar o Tempo”, que tem como objetivo “transformar para melhor a vida das pessoas”.
Citado no comunicado, Tiago Cunha refere “ter consciência dos tempos conturbados, de radicalismos e pulverização política” atual, bem como “da responsabilidade que implicará apresentar pelo Partido Socialista alternativas credíveis e sólidas a submeter ao escrutínio dos courenses”.
“É com consciência plena dessa responsabilidade que nos propomos ao desafio e com uma vontade férrea de, com as mãos de todos, desenharmos juntos o tempo futuro”, sublinha.
Tiago Cunha tem 42 anos, é casado e tem dois filhos. É natural do Lugar do Espadanal, freguesia de Cristelo, embora atualmente resida na vizinha freguesia de Castanheira.
É licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, no ramo de Ciências Jurídico Publicistas, pós-graduado em Contratação Pública pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e mestrando em Direito Judiciário pela Universidade do Minho.
Enquanto estudante universitário, Tiago Cunha foi vice-presidente da Linha SOS-Estudante, secção Cultural da Associação Académica de Coimbra.
Desempenhou funções de jurista no Departamento de Estudos e Apoio ao Consumidor da DECO – Associação Portuguesa Para a Defesa do Consumidor e foi delegado da Ordem dos Advogados na Comarca de Paredes de Coura, membro do Conselho Económico e Social da Diocese de Viana do Castelo e da Assembleia Municipal de Paredes de Coura.