O ministro da Agricultura e Pescas garantiu esta quarta-feira em Sesimbra que vai cumprir o objectivo de modernização de 70 embarcações de pesca de todo o país, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) atribuído ao sector.
“Nós cumpriremos a meta se atingirmos a execução de 70 projectos [de modernização de embarcações de pesca] em Dezembro de 2025”, disse o ministro José Manuel Fernandes, numa sessão pública sobre o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) atribuído ao sector das pescas, que decorreu na Lota do Cerco, da Docapesca de Sesimbra, no distrito de Setúbal.
“Eu considero que nós vamos cumprir a meta e que a 31 de Dezembro de 2025 atingiremos a meta de 70 embarcações que serão reformuladas, que serão intervencionadas, a nível digital, da descarbonização, da sua modernização. Essa meta será cumprida”, reforçou o governante, salientando que o investimento global é de 42 milhões de euros, sendo que metade deste montante será financiado pelo PRR.
Para José Manuel Fernandes, que se fez acompanhar pela secretária de Estado das Pescas, Cláudia Monteiro de Aguiar, na visita a Sesimbra, a renovação da frota de pesca, que está em curso, vai aumentar a competitividade e a sustentabilidade das embarcações e melhorar as condições de segurança para os pescadores.
“Vamos ter uma frota mais moderna, mais competitiva e também mais sustentável, mais amiga do ambiente. E uma frota que possibilitará, em simultâneo, condições de segurança reforçadas para os pescadores. E a modernidade também significa melhores condições de trabalho. Portanto, este é um projecto onde as várias vertentes e os objectivos do PRR são atingidos: melhora a competitividade, melhora a coesão, melhora a sustentabilidade, melhora a nossa indústria”, disse.
ovilaverdense@gmail.com
Com MadreMedia