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IPCA integra projeto europeu premiado para capacitar professores em educação democrática

O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) vai integrar o programa europeu EU-Side, que tem o objetivo de capacitar professores em educação democrática e inovação social, através de uma abordagem colaborativa, internacional e multidisciplinar.

O projeto conta com um financiamento de 1.470.825 euros e, além do IPCA, a iniciativa conta com a participação de 16 outras instituições.

“O objetivo é construir uma comunidade de prática internacional, promovendo a colaboração transnacional entre professores e outros stakeholders da área da educação. Estes docentes trazem uma abordagem diversificada e integrada ao projeto, contribuindo para a criação de ferramentas educativas com vista à promoção da inovação social e dos valores democráticos no ensino”, refere, em comunicado, a pró-presidente e responsável por esta candidatura da parte do IPCA, Soraia Gonçalves.

O projeto EU-SIDE propõe um programa de mobilidade e formação para professores, abrangendo educadores em formação e em serviço, desde o ensino primário até à educação e formação profissional (VET).

O consórcio é liderado pela Universidade de Burgos (Espanha) e inclui como instituições de ensino superior parceiras: Häme University of Applied Sciences HAMK (Finlândia); NHL Stenden University of Applied Sciences (Países Baixos); University of Applied Sciences HOWEST (Bélgica); Technological University of the Shannon TUS (Irlanda); Politécnico de Leiria (Portugal); Politécnico do Cávado e do Ave IPCA (Portugal) e CFIE Burgos – Centro de Formação de Professores e Inovação Educativa (Espanha).

O projeto conta também com 21 parceiros associados, como escolas e instituições governamentais. Entre os parceiros associados ao IPCA incluem-se quatro estabelecimentos de ensino de Barcelos: Escola Secundária Alcaides Faria, Agrupamento de Escolas Rosa Ramalho, Agrupamento de Escolas Gonçalo Nunes e o Agrupamento Vertical de Escolas de Vila Cova. O IPCA conta também com a Associação Nacional de Professores na candidatura.

Em comunicado, o IPCA afirma que a sua participação no projeto reconhece “a sua crescente relevância no panorama europeu da educação superior”, bem como “a sua aposta estratégica na inovação e na internacionalização”.

“Como parceiro ativo no consórcio, o IPCA contribui não apenas com a experiência dos seus docentes, mas também com o compromisso de levar metodologias de ensino inovadoras e valores democráticos às escolas da região, desempenhando um papel fundamental no desenvolvimento de competências educativas que preparam professores e estudantes para os desafios do futuro”, refere o Politécnico.

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