A GNR – Comando Territorial de Braga fiscalizou 16 viaturas e 96 animais no decurso da edição de 2025 da ‘Feira dos Vinte’ da Vila de Prado, de acordo com o relatório a que o jornal O Vilaverdense teve acesso.
Esta manhã, por entre ecos de alguma revolta pelo «aperto das autoridades», sob pena de «estarem a acabar com a feira», as diferentes unidades multidisciplinares da GNR estiveram em ação desde a primeira hora da manhã.
O processo rigoroso, realizado de acordo com as leis, foi dinamizado por mais de duas dezenas de operacionais, que fiscalizavam as guias e condições de transportes dos animais, bem como as regras impostas para a proteção e salvaguarda do bem-estar animal.
«Estão a acabar com a tradição», ou «assim, a feira vai mesmo acabar», foram alguns dos desabafos que se ouviam por entre criadores e curiosos que se juntaram no campo da feira.
«Cada um cumpre a sua missão e, certamente, há bom-senso de todas as partes, incluindo as autoridades», assinalou o ministro da agricultura, o vilaverdense José Manuel Fernandes, que visitou o certame. Salvaguardou, contudo, que «as alterações climáticas trouxeram novas doenças. Fazemos estas ações para proteger os criadores/produtores. O que as autoridades fazem é para proteger os produtores, de acordo com a Lei».
Dos exemplares presentes na feira, cerca de meia centena participaram no concurso pecuário.
ovilaverdense@gmail.com