CULTURA

CULTURA -

‘Abre a tua Porta’ promete ‘espectáculo irrepetível’ na abertura da Braga 25

Mariza, Dino d’Santiago e iolanda abrem, este sábado, a Braga 25 Capital Portuguesa da Cultura, que, na companhia de grupos culturais da cidade, apresentam canções dos seus repertórios e outros temas ligados à tradição minhota. É o ‘Abre a tua Porta’, que organização promete ser um “espectáculo irrepetível”, dividido por três palcos onde se cruzam música, percussão, folclore e breakdance.

Em nota enviada à imprensa esta quarta-feira, a Braga 25 adianta que a actriz Margarida Vila-Nova é a cicerone deste ‘Abre a tua Porta’ multidisciplinar, que conta com a participações de Instituições locais como o Coro Bomfim, Bomboémia, Equipa Espiral, Batalá Braga e elementos de vários grupos folclóricos bracarenses.

Os três palcos instalados na Avenida Central recebem, ao longo de cerca de uma hora, mais de duas centenas de artistas. O espectáculo começa às 21h00 “em ponto” com o toque a repique dos sinos do centro histórico.

DRONES NO CÉU

No final do espectáculo, os céus ficam iluminados com um espectáculo que une tecnologia, arte e história e que, dizem os organizadores, “afirma o papel da cidade como centro de inovação”.

O  espectáculo de drones, com locução e banda sonora original da autoria do músico bracarense Daniel Pereira Cristo, convida o público “a embarcar numa viagem única” que assinala a abertura de Braga Capital Portuguesa da Cultura.

Com o enfoque colocado na música, no espectáculo serão escutados, por exemplo, ‘Grito’, tema com que iolanda venceu o Festival da Canção do ano passado, ou ‘Melhor de Mim’, um dos últimos sucessos de Mariza, a mais internacional voz do Fado dos nossos dias.

CANÇÕES EM “VERSÕES ESPECIAIS”

Estas canções são sempre apresentadas em versões especiais, acompanhadas por dançadores dos grupos folclóricos do concelho e bailarinos de breakdance, bem como três grupos de percussão.

Por exemplo, Dino d’Santiago interpreta ‘Oh Bahia’, canção que gravou no Brasil no ano passado, acompanhado pelo grupo de percussão baiana Batalá Braga.

Mas não só de temas do repertório dos cantores convidados se faz o alinhamento de ‘Abre a tua Porta’. Mariza, Dino d’Santiago e iolanda interpretam também versões de canções que fazem parte do património musical da região.

Braga assume oficialmente o título de Capital Portuguesa da Cultura 2025 neste sábado. A cerimónia de abertura está marcada para as 11h00 no Theatro Circo e inclui a estreia absoluta do espectáculo ‘Quimera’.

O Programa de Abertura estende-se ao longo de todo o dia, antecipando a diversidade das propostas artísticas que são apresentadas neste ano na cidade, e que pode ser consultado AQUI.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE