A “Lampreia do Rio Minho – Um Prato de Excelência” pode ser degustada em vários pontos do Alto-Minho até ao próximo mês de Março. Aos fins-de-semana, esta ação convida à degustação de um dos pratos mais emblemáticos da gastronomia tradicional, num verdadeiro tributo ao paladar e à cultura do Vale do Minho.
Esta é a 16ª edição da iniciativa promovida pela ADRIMINHO – Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Minho, em parceria com a Confraria da Lampreia do Rio Minho e os seis municípios do Vale do Minho (Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova de Cerveira). Vários restaurantes participam no evento, reforçando o papel da lampreia «como um símbolo gastronómico de elevada atratividade turística para a região».
As opções vão desde a tradicional lampreia à bordalesa, assada no forno ou ensopada no seu próprio molho e arroz, até preparações inovadoras como recheada, em escabeche e até mesmo em sushi.
A iniciativa não só promove este prato tradicional como também valoriza a lampreia do Rio Minho enquanto recurso endógeno de excelência, atraindo visitantes de Portugal e Espanha. Paralelamente, destaca as belezas naturais, culturais e patrimoniais dos concelhos do Vale do Minho, impulsionando o turismo na região.
ovilaverdense@gmail.com