A escritora Maria Teresa Horta, a última das “Três Marias”, morreu hoje, aos 87 anos, em Lisboa, anunciou a editora Dom Quixote.
A notícia é dada pela editora Dom Quixote, que, em comunicado, manifesta “profunda tristeza e sentida mágoa” pela perda da escritora.
“Uma perda de dimensões incalculáveis para a literatura portuguesa, para a poesia, o jornalismo e o feminismo, a quem Maria Teresa Horta dedicou, orgulhosamente, grande parte da sua vida”, escreve a editora.
Maria Teresa Horta era uma das “Três Marias”, a par de Maria Isabel Barreno e Maria Velho da Costa, autoras das “Novas Cartas Portuguesas”, um texto importante no contexto da queda da ditadura em Portugal, na altura liderada já por Marcelo Caetano.
No final de 2024, a BBC considerou a escritora e poeta uma das 100 mulheres mais influentes e inspiradoras de todo o mundo, que inclui artistas, ativistas, advogadas e cientistas.
ovilaverdense@gmail.com