A Amazon e a Iberdrola assinam acordos que somam 476 megawatts (MW) em energias renováveis. Neste, realçar o futuro Complexo Eólico do Tâmega, a passar por Braga e Vila Real que será o maior do país.
Incluindo os parques Tâmega Norte e Tâmega Sul, contará com 38 turbinas de última geração, cada uma com capacidade de 7,2 MW que terão 114 metros. A construção é esperada este ano.
O parque terá capacidade para abastecer 128.000 casas por ano, num investimento de 350 milhões de euros. Vai passar pelos concelhos de Ribeira de Pena, Montalegre e Vila Pouca de Aguiar, no distrito de Vila Real, e Cabeceiras de Basto, no distrito de Braga.
A Iberdrola estima a criação de 700 empregos em engenharia civil, montagem de turbinas, subestações e linhas de transmissão.
Será feita uma monitorização contínua da avifauna, flora e habitats para que a construção tenha o menor impacto ambiental possível.
Estes acordos estão ligados à estratégia da Amazon para alcançar a meta de zero emissões de carbono até 2040. A empresa é o maior comprador corporativo de energia renovável, com mais de 600 projetos pelo mundo.
Na parceria inclui-se a utilização pela Iberdrola de inteligência artificial e cloud computing (através da AWS) para maior eficiência dos parques eólicos e melhores previsões meteorológicas para as suas construções.
A construção do Complexo Eólico do Tâmega promete impulsionar a transição energética em Portugal e reforçar a independência energética do país. Tudo isto contribuindo para o cumprimento das metas do Plano Nacional de Energia e Clima.
ovilaverdense@gmail.com