Não há democracia sem escrutínio

Texto de Luís Sousa

Dada a dimensão pública dos políticos e dos partidos, considero compreensível o papel que a comunicação social tem tido, através do jornalismo de investigação, como elemento escrutinador na vida política e na democracia.

Este escrutínio é, até certo ponto, compreensível, sendo um dos mecanismos autocorretivos que fazem as democracias prosperar. Porém, não raras vezes, a ânsia pelos cliques do jornalismo online acaba por revelar uma vontade exagerada por noticiar o que é polémico, vivendo da proliferação de casos que, apesar de darem bons títulos, nem sempre estão bem fundamentados. Conseguem gerar entropia, às vezes provocar demissões, gerar sofrimento nos visados e inflamar uma série de comentários nervosos dos haters que abundam nas redes sociais. Chegamos ao ponto de um político já nem poder aceitar um mero convite para assistir a um desafio de futebol, porque levanta suspeitas de corromper ou estar a ser corrompido! Se é certo que, eventualmente, pode afastar alguns da atividade política, por temerem o escrutínio que muitas vezes lhes devassa a vida privada, também é certo que cria mecanismos que impedem a manutenção em funções de pessoas que não merecem a confiança para o desempenho de cargos de natureza pública, nos quais se exigem pessoas idóneas e retas.

O escrutínio de que falo, se feito com conta, peso e medida, é saudável em democracia. Aplica-se aos titulares de cargos públicos, mas também se estende aos partidos, enquanto entidades públicas. Os casos dos despedimentos no Bloco de Esquerda trouxeram à tona uma vil incoerência no partido. Bem sabemos que é nos partidos populistas onde mais grassa a hipocrisia. “Bem prega Frei Tomás, faz o que ele diz, não o que ele faz”!

Mas não era expectável que um caso destes acontecesse num partido tão feminista e que tanto se bate contra os despedimentos nas empresas, ainda para mais, casos que envolvem mulheres em situações tão vulneráveis. Como se não bastasse, toda a gestão do caso foi má, desde a negação inicial ao reconhecimento do erro, dias depois, e à recusa do escrutínio interno que até levou à demissão de elementos da Comissão Política do partido. Depois começaram as críticas à comunicação social que o Bloco considera ser demasiado importante para “ficar nas mãos de grupos mafiosos que querem controlar a democracia”.

Bem sei que isto foi dito num contexto muito particular, porém, não posso dissociar esta crítica à notícia dos despedimentos tornados públicos pela imprensa. E em matéria de criticar a comunicação social quando a mesma não lhes convém, os partidos populistas, de esquerda ou de direita, até nem são muito diferentes. O presidente do Chega-Açores, a propósito do caso das malas, sugeriu a criação de “legislação que penalize forte e violentamente todo o jornalista que dê uma má notícia”.

É sempre assim, por esse mundo fora, que a extrema-esquerda e a extrema-direita normalmente fazem: controlar a comunicação social para, depois, controlar a democracia. Felizmente, por cá, o escrutínio existe. Que continue! Respeitando a vida privada de cada um; sustentando-se nas melhores fontes de informação e não na mera ânsia dar a notícia em primeiro ou só para fazer uma boa capa; e sempre com conta, peso e medida!

Jornal O Desportivo

<?php
function fetch_rss_cached($url, $cache_seconds = 600) {
    $key = 'rss_cache_' . md5($url);

    $cached = get_transient($key);
    if ($cached !== false) {
        return simplexml_load_string($cached);
    }

    $ch = curl_init($url);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_RETURNTRANSFER, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_TIMEOUT, 10);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_FOLLOWLOCATION, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_USERAGENT, 'WP RSS Fetcher');

    $data = curl_exec($ch);
    curl_close($ch);

    if (!$data) return null;

    set_transient($key, $data, $cache_seconds);
    return simplexml_load_string($data);
}

function time_ago($datetime) {
    $time = strtotime($datetime);
    $diff = time() - $time;

    if ($diff < 60) return $diff . ' segundos atrás';
    if ($diff < 3600) return floor($diff / 60) . ' minutos atrás';
    if ($diff < 86400) return floor($diff / 3600) . ' horas atrás';
    if ($diff < 604800) return floor($diff / 86400) . ' dias atrás';
    return date('d/m/Y H:i', $time);
}

$rss = fetch_rss_cached('https://www.desportivovaledohomem.pt/category/destaque/feed/', 600);
if (!$rss || empty($rss->channel->item)) {
    echo '<!-- RSS vazio ou erro -->';
    return;
}

$items = $rss->channel->item;
$count = 0;

echo '<div class="rss-posts">';

foreach ($items as $item) {
    if ($count >= 5) break;

    $title = (string) $item->title;
    $link = (string) $item->link;
    $pubDate = (string) $item->pubDate;
    $timeAgo = time_ago($pubDate);

    $categoryText = isset($item->category[0]) ? (string) $item->category[0] : '';

    echo '<div class="rss-post">';
    echo '<p class="rss-meta">' . esc_html($timeAgo) . ' - ' . esc_html($categoryText) . '</p>';
    echo '<h3 class="rss-title"><a href="' . esc_url($link) . '" target="_blank" rel="noopener">' . esc_html($title) . '</a></h3>';
    echo '</div>';

    $count++;
}

echo '</div>';
?>
.rss-posts {
    font-family: "MYRIAD PRO";
    font-weight: 400;
}

.rss-post {
    padding: 10px 0;
    border-bottom: 1px solid #8E8E8D;
}

.rss-meta {
    color: #828282;
    font-size: 11px;
    margin-bottom: 0px;
    font-weight: 600;
}

.rss-title {
    font-size: 14px;
    line-height: 1.4;
    margin: 0;
}

.rss-title a {
    text-decoration: none;
    color: #363636;
    font-family: "Myriad Pro";
    font-weight: 400;
    font-size: 17px;
}

.rss-post:last-child {
    border: none;
}
Ver mais

Últimas Notícias

Ver mais