O sismo de magnitude 4,7 da escala de Richter que se fez sentir hoje, ao início da tarde, na zona da Grande Lisboa, está viral pelas redes sociais.
Além de ser um fenómeno singular que dá que falar, os utilizadores das redes sociais não perderam tempo a fazer “memes” (piadas) com o acontecimento.
Há, inclusive, uma capa da jornal a circular. Trata-se do hoje extinto “O Comércio do Porto”, datado de 30 de julho de 2005, onde se lê uma alegada frase de Pinto da Costa, referindo que Lisboa iria “sentir o abalo” aquando do dia do seu funeral.
No entanto, já foi provado que é falso, sendo apenas uma montagem da última edição do jornal.
O sismo, dado às 13h24, teve o seu epicentro a cerca de 14 quilómetros a sudoeste do Seixal. Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), «até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima V (escala de Mercalli modificada) nos concelhos de Sintra (Lisboa) e Almada (Setúbal)», garante.
Assim, o humor foi a reação mais sentida pelas redes sociais. Desde tweets a partilhar a experiência de sentir um sismo pela primeira vez à famosa frase dos Malucos do Riso “até a barraca abana”, há quem comente o sismo dizendo: “balanço, mas não caio”.
ovilaverdense@gmail.com