BRAGA –

BRAGA – -

Ministra da Cultura inaugura no Forum Arte Braga exposição ‘Corpo, Abstração e Linguagem na Arte Portuguesa’

Até 18 de Março, de Braga recebe a exposição ‘Corpo, Abstração e Linguagem na Arte Portuguesa’. Trata-se de um conjunto de obras da secretaria de Estado da Cultura, em depósito na colecção do Museu de Serralves, no Porto, e que tem a particularidade de ser a primeira exposição de 2019 do Forum Arte Braga.

A mostra foi inaugurada esta quarta-feira pela ministra da Cultura, Graça Fonseca, e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, que salientou a “profícua colaboração” entre o município com a Fundação Serralves.

“Temos tido várias iniciativas de colaboração com Serralves e esta exposição corporiza a responsabilidade do sector privado na interacção com o sector público e, acima de tudo, a capacidade de promover uma verdadeira descentralização cultural”, referiu Ricardo Rio, sublinhando que esta exposição “é uma verdadeira viagem no tempo aos primórdios da própria Fundação Serralves.”

Esta iniciativa, diz o autarca, “vem dar cumprimento a um dos importantes objectivos delineados em 2015 aquando da adesão de Braga à Fundação Serralves e ao seu Conselho de Fundadores, e que permite diversificar a oferta cultural e atrair novos públicos”.

Exposta na galeria de arte contemporânea criada em 2018 no Altice Forum Braga, esta exposição representa uma perspectiva muito singular sobre a arte produzida em Portugal entre as décadas de 1960 e 1980.

As obras escolhidas atestam os diversos níveis de diálogo e confluência formais que os artistas portugueses do pós-guerra souberam estabelecer entre si e com o contexto internacional. Esta iniciativa integra-se num programa de exposições e apresentação de obras da Colecção de Serralves especificamente seleccionadas para os locais de exposição, com o objectivo de tornar o acervo acessível a públicos diversificados de todas as regiões do país.

O programa para 2019 do Forum Arte Braga é completado por uma exposição da autoria do artista austríaco Oliver Laric (de 29 de Março a 22 de Junho), uma Colectiva de Jovens Artistas Portugueses (de 28 de Junho a 5 de Outubro) e uma mostra do artista portuense Jonathan Uliel Saldanha, de 11 de Outubro a 10 de Janeiro.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE