Uma aeronave militar sudanesa despenhou-se na cidade de Omdurman, no Sudão, matando 46 pessoas, informaram esta quarta-feira as autoridades militares e de saúde.
A aeronave Antonov caiu na terça-feira, depois de descolar da base aérea de Wadi Sayidna, a norte de Omdurman, disseram fontes militares, num curto comunicado.
Os militares informaram ainda que no acidente morreram militares e civis. Pelo menos 46 pessoas morreram. Os corpos foram transferidos para um hospital em Omdurman, que recebeu também pelo menos cinco civis feridos.
O Sudão está em estado de guerra civil desde 2023, quando as tensões entre os militares e um grupo paramilitar, as Forças de Apoio Rápido (RSF, sigla em inglês), aumentaram.
Os combates devastaram as áreas urbanas e foram marcados por várias atrocidades, incluindo violações em massa e assassinatos por razões étnicas, que constituem crimes de guerra e crimes contra a humanidade, especialmente na região ocidental do Darfur, de acordo com as Nações Unidas e grupos de direitos humanos internacionais.
A guerra intensificou-se nos últimos meses, com os militares a fazerem avanços constantes contra as RSF em Cartum e noutras partes do país.
As RSF, que controlam a maior parte da região ocidental do Darfur, disseram ter abatido uma aeronave militar, na segunda-feira, em Nyala, capital provincial do Darfur do Sul.