TURISMO

TURISMO -

Presidente do Turismo do Porto e Norte alerta para necessidade de pensar futuro do aeroporto Sá Carneiro

O presidente da Entidade de Turismo do Porto e Norte de Portugal alerta para necessidade de se pensar o futuro do aeroporto Sá Carneiro. É que não pode a manter o atual crescimento em número de movimentos de passageiros “por muito mais tempo”.

“É preciso começar a olhar para o aeroporto com muita atenção”, sublinhou Luís Pedro Martins, esta quarta-feira, em declarações aos jornalistas, à margem da apresentação da ‘Sabores de Março’, em Esposende.

Recorre aos números para sustentar o aviso. “Se o Sá Carneiro estava a crescer 10% ao ano, se de 2023 para 2024 cresceu 18%, e se este ano fechou com 15 milhões e 900 mil movimentos de passageiros, isto significa que este crescimento não será possível por muito mais”.

Contudo, ao contrário de Lisboa, o aeroporto da Cidade Invicta “tem sorte” ao estar rodeado de terrenos que “poderão servir para ampliar a pista, a gare e melhorar acessos”. O que Luís Pedro Martins não quer é que se repita no Porto o que acontece com a Portela. “Não queremos é que aconteça aqui, aquele folhetim que nos deve envergonha a todos”, atira.

Todos os indicadores apontam para que o movimento no Sá Carneiro continue a aumentar, mas não com os mesmos níveis de crescimento já atingidos, na ordem dos 15 e 18%, referindo que é a própria Organização Mundial de Turismo a recomendar, em nome da sustentabilidade, um crescimento na ordem dos 4%.

“Apesar da conjuntura bastante adversa, com um mundo muito estranho neste momento, a verdade é que a procura por Portugal vai crescendo, talvez devido à sua localização geográfica”, disse Luís Pedro Martins.

A segurança é outro “ativo importantíssimo” que o país oferece, a par da confiança que os turistas têm nas instituições de saúde nacionais, fatores que têm contribuído para a crescente procura de Portugal como destino de férias e negócios.

E quanto à TAP, criticada por desvalorizar o aeroporto nortenho, Luís Pedro Martins aguarda que Luís Rodrigues, administrador da companhia, fique “solto” do Plano de Reestruturação e das condições impostas como contrapartida à “grande” injeção de capital feita pela Estado.

Por enquanto, limita-se a questionar: “Se é reconhecido a grande capacidade de atração da nossa região, por que é que a nossa companhia aérea não faz o mesmo? É a isto que não conseguimos responder.”

Luís Pedro Martins anunciou que a TAP terá, a partir do Porto, mais um voo para os Estados Unidos. Também a Air Canada, a Turkish Airlines e a brasileira Azul começam a operar a partir do Porto.

VELA E CIMEIRA DOS OCEANOS

É com expectativa que o Turismo do Porto e Norte de Portugal aguarda a decisão da Ocean World Racing, considerada a mais importante competição mundial de vela, sobre a localização da sua nova sede.

“Sabemos que estão muito entusiasmados com a nossa região. Seria excelente termos cá a sede dessa super marca a partir de 2027”, diz o presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal.

Enquanto é aguardada a escolha, Luís Pedro Martins diz-se satisfeito por se realizar na região o ‘fly-by’ da prova europeia deste ano e a Cimeira sobre os Oceanos, em 2026

Sobre a Cimeira, o responsável pelo turismo regional destacou o facto de ser “o maior de qualquer organização privada” e com a chancela das Nações Unidas. “Teremos na abertura o secretário-geral da ONU, António Guterres, além de muitos chefes-de-estado e cientistas a falar de questões relacionadas com os oceanos”, sublinhou.

“Será todo um mundo relacionado com os oceanos que iremos ter na região Porto e Norte, cujo o impacto não é só regional, mas nacional. O forte apoio do Turismo de Portugal que tivemos, demonstra que o evento vai ajudar todo o país e não só os 86 municípios da Porto e Norte”, concluiu.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE