MUNDO

MUNDO -

Bolsonaro julgado por tentativa de golpe de Estado

O ex-presidente do Brasil Jair Bolsonaro e sete outros acusados vão ser julgados, depois da aprovação do Supremo Tribunal Federal brasileiro, esta tarde. Os suspeitos são acusados de tentativa de golpe de Estado, devido aos ataques de 8 de janeiro de 2023 às sedes dos Três Poderes em Brasília.

Jair Bolsonaro, militares de alta patente e ex-ministros estão acusados, pela Procuradoria Geral da República, de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, envolvimento em organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de património.

Esta tarde, os cinco juízes da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal, depois de analisarem as provas, aprovaram o seguimento do julgamento, com três deles a votar a favor.

Um deles é Alexandre de Moraes, o juiz de instrução, que aponta que «a organização criminosa seguiu todos os passos necessários para depor o governo legitimamente eleito. Objetivo que, buscado com todo o empenho e realizações de atos concretos, não se concretizou por circunstâncias que as atividades dos denunciados não conseguiram superar: a resistência dos comandantes do Exército e da Aeronáutica às medidas de exceção».

ovilaverdense@gmail.com

Com Expresso

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE