O presidente da Câmara Municipal de Braga defendeu a necessidade de um maior envolvimento dos municípios na gestão dos fundos europeus e um modelo de governação mais descentralizado.
“As cidades são agentes fundamentais na execução das prioridades europeias, desde a transição verde e digital à inclusão social. No entanto, a excessiva centralização na gestão dos fundos compromete a sua eficácia e reduz a proximidade das decisões às necessidades reais das comunidades”, afirmou Ricardo Rio na reunião da Eurocities com o comissário europeu para a Coesão e Reformas, Raffaele Fitto, que decorreu em Bruxelas.
A capacitação dos governos locais foi um dos temas centrais da reunião, com Ricardo Rio – membro da comissão executiva da Eurocities – a sublinhar que “os municípios precisam de equipas técnicas preparadas para lidar com o complexo quadro regulamentar europeu, assegurando que os fundos disponíveis são aplicados de forma estratégica e eficiente”.
O comissário Fitto reconheceu o “papel essencial” das cidades no desenvolvimento da coesão territorial e manifestou abertura para reforçar o diálogo com os governos locais, promovendo uma maior participação das cidades no desenho e implementação dos programas europeus.
Além de Braga, participaram na reunião outros líderes que integram a Eurocities, como o seu presidente Burkhard, reforçando a posição das cidades europeias como parceiras estratégicas na construção das políticas comunitárias.
Durante este encontro, o Comissário Fitto foi convidado a participar na Conferência Anual da Eurocities, que se realiza em Braga entre os dias 04 e 06 de junho.