Esta terça será o dia mais quente de 2025, até agora. Para amanhã, o tempo seco continua, em dias que se registam temperaturas elevadas para a época.
Está previsto céu pouco nublado, com alguma nebulosidade alta, mas pouco significativa. Segundo o portal LuseoMeteo, isto deve-se a uma massa de ar quente do Norte de África.
«É o regime atmosférico atual, muito bloqueado, e com tendência para extremos – ora temos tempestades, ora temos uma situação de calor – e isto deve-se, em boa parte, ao vórtice polar ‘desfeito’, tendo terminado a atividade bem mais cedo este ano», pode ler-se, no portal.
Assim, «iremos continuar a ter variação – e esta terça é a continuação de um período de subida de temperaturas, que terá o pico na quarta ou quinta, com ainda mais calor – mas novamente com mudança à vista», completa.
Para Braga, esta terça-feira, as máximas serão de 29 graus, com mínimas a 8ºC.
Pelos Açores, no entanto, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) prolonga, até hoje, o aviso amarelo para precipitação e agitação marítima.
O arquipélago tem estado a ser influenciado por uma depressão que tem provocado precipitação por vezes forte, ventos com rajadas superiores a 70 quilómetros hora e um aumento da agitação marítima com ondas de sudoeste.
ovilaverdense@gmail.com