A pausa da Páscoa leva muitos turistas ao sul de Portugal para umas pequenas férias. Pelo Algarve, espera-se atingir a taxa de ocupação de 90% nos hotéis.
Resta, apenas, uma dúvida, porque muitos turistas espanhóis e portugueses esperam até aos últimos dias para fazer as reservas, para se assegurarem das condições meteorológicas.
«Deveremos chegar acima dos 80% na semana da Páscoa, acima dos 66% que foi o valor do último abril com Páscoa», diz Hélder Martins, presidente da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve, à Antena 1.
Segundo a Antena 1, os hotéis estão otimistas. O Real Marina espera uma taxa de ocupação de 90%, a cadeia Pestana 80% e o hotel Eva já conta com 70% de ocupação, como exemplos.
Estes números não incluem o alojamento local, por isso Hélder Martins explica que «quando dizemos que o Algarve está com taxa de ocupação a 80%, falamos apenas de hotelaria classificada».
Com alojamento local, deve aumentar «de 8 a 10%», vinca.
Espera-se, na Páscoa, turistas portugueses, espanhóis e britânicos. Para maio, os norte-americanos, sobretudo com o voo Faro-Nova Iorque da United Airlines.
ovilaverdense@gmail.com