REGIÃO

REGIÃO -

Programa “Educar é coisa séria!” promove apoio à infância, juventude e parentalidade em Esposende

O Município de Esposende vai avançar com a implementação do Programa de Apoio à Infância, Juventude e Parentalidade: “Educar é coisa séria!”. Esta medida decorre de uma carência aferida no âmbito do Diagnóstico da Realidade Infantojuvenil realizado no concelho de Esposende.

O diagnóstico apontou «para um conjunto de necessidades no âmbito do apoio às famílias e à parentalidade», explica a autarquia, em comunicado.

Estas foram vertidas para o Plano Local de Promoção e Proteção dos Direitos das Crianças e Jovens de Esposende 2022-2026 e para a Estratégia Local para os Direitos da Criança 2024-2028, incluindo o desenvolvimento e implementação de uma resposta especializada, integrada, multidisciplinar e flexível de capacitação para as famílias.

A materialização deste programa consubstancia-se, também, como mais um passo no desenvolvimento do processo que se encontra em curso de tornar Esposende uma Cidade Amiga das Crianças, reconhecimento a cargo da UNICEF.

«Não obstante algumas entidades do concelho promovam algumas iniciativas neste âmbito, o seu caráter pontual não se compadece com as necessidades das famílias, geralmente mais abrangentes e prolongadas no tempo», reconhece, ainda. «Impõe-se, por isso, um trabalho permanente, sistemático e alargado no que diz respeito a diversas temáticas neste domínio, oferta que permita uma abordagem desde o período pré-natal até à idade adulta», completa.

O Município destaca, também, a necessidade de «uma cultura assente na prevenção primária dos problemas identificados, de modo a prevenir os seus potenciais danos, apostando numa parentalidade positiva e que atenda à multiplicidade de dimensões do desenvolvimento humano, tais como os cuidados básicos e de subsistência, o apoio social, a saúde, a educação, o desporto, a cultura e o lazer, a segurança e proteção, entre outras».

Este programa visa «a rentabilização de recursos, quer humanos, quer logísticos e materiais, e a não sobreposição de respostas, através do estreitamento de parcerias; o alargamento dos públicos-alvo da intervenção preventiva, nomeadamente através de um processo de divulgação com maior potencial de alcance; e uma maior eficiência e eficácia no processo de gestão de informação, incluindo no que diz respeito à oferta e resultados alcançados», enumera, por fim.

“Educar é coisa séria!”, cuja primeira ação decorre já no próximo dia 11 de abril é  constituído por todas as iniciativas da rede de parceiros, nomeadamente da ULS de Barcelos/Esposende, ASCRA – Associação Social, Cultural e Recreativa de Apúlia, Bombeiros Voluntários de Esposende, Casa do Povo de Fermentões (Equipa do Projeto Bússola), CIPES – Centro de Intervenção Psicológica e Terapêutica, Lda., CPCJ – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Esposende, Esposende Solidário – Associação Concelhia para o Desenvolvimento Integrado, GNR – Guarda Nacional Republicana e do Município de Esposende, que, através do GAFIJ – Gabinete de Apoio à Família, Infância e Juventude, presta o apoio logístico e técnico necessário às atividades promovidas.

 «Estamos certos de que esta será mais uma medida de grande importância na promoção de um concelho cada vez mais coeso, alicerçado em núcleos familiares conscientes e responsáveis», afirma o Presidente da Câmara Municipal, Guilherme Emílio, citado no documento.

«Estamos também a dar o nosso contributo no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU», completa.

ovilaverdense@gmail.com

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE