VILA VERDE

VILA VERDE -

Rio Cávado com cor acastanhada motiva denúncias. Câmara diz que não são descargas ilegais

O facto de o rio Cávado apresentar uma cor acastanhada, junto à ecovia que liga a Vila de Prado a Soutelo, em Vila Verde, motivou esta quarta-feira uma denúncia por parte de uma popular que passava pelo local. De acordo com o município, não se trata de uma descarga ilegal, mas sim de eventuais fugas de saneamento e deslizamentos de terra provocados por uma obra que está a ser realizada na estação elevatória da Águas do Norte.

De acordo com a denúncia feita ao jornal “O Vilaverdense”, a libertação de água, que deixava o rio com cor acastanhada, verificava-se, esta quarta-feira, no troço da ecovia junto à ponte por onde passa a Variante do Cávado.

A mesma fonte dá conta de que se trata de uma “situação recorrente” e que já deu origem, no passado, à apresentação de denúncias às entidades competentes. “Este tipo de descargas acontece diariamente e, apesar de já ter exposto a situação o ano passado, o cenário mantém-se”, lamentou.

Contactada pelo jornal “O Vilaverdense”, fonte da Câmara de Vila Verde a cor acastanhada que a água apresenta decorre da obras para aumentar a capacidade da estação elevatória que se encontra naquela zona.

«É um problema recorrente e obriga a que seja aumentado o caudal. Enquanto isso, há escorrências de saneamento para um tubo que é usado para descargas de emergência em caso de cheias», revela a mesma fonte.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE