ALERTA (Braga)

ALERTA (Braga) -

Braga. Bar Académico da Universidade do Minho fecha por tempo indeterminado

O Bar Académico da Associação Académica da Universidade do Minho vai encerrar por tempo indeterminado. Uma decisão tomada numa reunião, esta terça-feira, entre o reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro, o presidente da Associação Académica da Universidade do Minho, Luís Guedes, e a Polícia de Segurança Pública (PSP).

Em declarações à Rádio Universitária do Minho, o reitor diz que é uma medida «necessária e certa». Porém, ressalva que não é «o encerramento definitivo do espaço».

O BA da AAUMinho, situado no edifício da Rua D. Pedro V, em Braga, ficará fechado «até que seja repensado com um modelo de funcionamento que seja compatível com aquilo que são os objetivos da associação académica e da própria universidade», adiantou ainda o Rui Vieira de Castro, dando conta de que «o edifício é da Universidade do Minho».

Ainda assim, o reitor admite condições para uma eventual reabertura: «o acesso limitado a membros da comunidade académica. Não podemos ter espaços que são da academia e não são frequentados por membros da academia porque se sentem incomodados por outros que não o são».

Nas declarações à RUM, refere quinda que é importante «que todas as condições de segurança sejam respeitadas».

Rui Vieira de Castro destaca que as orientações de PSP, Proteção Civil, Autoridade para a Segurança Económica e Alimentar (ASAE), entre outras entidades, têm de ter «tradução naquilo que são as condições que o espaço pode oferecer».

Uma decisão que surge na sequência da morte de um jovem de 19 anos nas imediações do bar da academia minhota, no passado fim-de-semana, resultado de uma rixa a envolver um grupo de jovens alheios à academia.

MORTE E INCÊNDIO NO DIA SEGUINTE

Na madrugada de sábado, um jovem de 19 anos foi atacado com uma arma branca à porta do Bar Académico, acabando por morrer no hospital.

O crime registou-se pelas 05H30, na sequência de uma rixa que, segundo fonte da PSP, envolveu cerca de 20 pessoas.

O edifício do bar é propriedade da Universidade do Minho e foi cedido à Associação Académica.

No entanto, a associação concessionou a exploração a um empresário.

No domingo, registou-se um incêndio no edifício, que destruiu parcialmente a zona envolvente ao bar, depois de ali ter sido derramado líquido inflamável.

ovilaverdense@gmail.com

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE