VILA VERDE

VILA VERDE -

Francisco Louçã em Vila Verde para ‘Conversas de Café’

O Bloco de Esquerda está a levar a cabo a iniciativa “Conversas de Café”, com objetivo de se aproximar da população. Nesse âmbito, Francisco Louçã, cabeça de lista pelo círculo eleitoral do Distrito de Braga, esteve no café “O Basílio” esta quarta-feira.

Acompanhado pelos candidatos locais Ricardo Cerqueira e Micaela Gomes, numa sala preenchida, a defesa da habitação acessível para todos foi um tema central.

Em comunicado, Ricardo Cerqueira aponta que Vila Verde tem «apenas 23 fogos» o que coloca o concelho «muitíssimo abaixo da média nacional, de 2%, que por sua vez está também muito longe da média europeia, de 8%, com países como os Países Baixos, Áustria e Dinamarca a terem taxas de habitação pública acima dos 20%».

A solução para a urgência da crise da habitação que Portugal enfrenta «tem de ser imediata» propondo para tal, o Bloco de Esquerda, «a aplicação de um teto às rendas».

Os baixos salários, as dificuldades económicas e de emancipação dos jovens em Portugal, os serviços públicos ou os anúncios de investimentos desviados para políticas de guerra foram outros dos temas debatidos.

Em relação à pergunta colocada por uma jovem a respeito de apenas 29 das 40 unidades hospitalares preparadas para a IVG a realizarem, Louçã referiu que os profissionais de saúde podem declarar-se «objetores de consciência», mas não pode um hospital fazê-lo. Assim, «pelo que e porque faltam profissionais e recursos, é urgente a necessidade de valorizar as carreiras dos trabalhadores do SNS».

Perguntando «para que serve um milionário», vincou «a premência de taxar os ricos e super-ricos para defender a democracia, num país de acentuadas desigualdades em que a diferença entre o salário dos trabalhadores e o prémio dos gestores chega a ser de 482 vezes, em que 50 famílias detêm 17% do PIB e em que os 10% mais ricos detêm 60% da riqueza», aponta, ainda, Ricardo Cerqueira, em comunicado.

ovilaverdense@gmail.com

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE