MERCADO

MERCADO -

Procura ‘excessiva’ pelo chocolate do Dubai leva a escassez de pistácio e subida de preços

A ‘loucura’ instalada em volta do “Chocolate do Dubai”, que se tornou viral nas redes sociais, está a levar a uma escassez de pistácio em todo o mundo, ao mesmo tempo que os preços dispararam no último ano.

O chocolate original, chamado de “Can’t Get Knafeh of It“, é caracterizado pela sua massa de pistácio, um creme de pistácio com o chocolate branco e uma massa de milho, que tem o nome de massa de Kadaif – muito comum no Médio Oriente.

Surgiu pela primeira vez num vídeo nas redes sociais no final de 2023, que desde então tem dezenas de milhões de visualizações, e não faltam imitações a serem vendidas online.

Como resultado, avança o Financial Times, os preços do pistácio subiram dos 14,8€/kg para os 20 €/kg – quase 35% em cerca de um ano.

O aumento foi agravado por uma colheita menor do que o normal nos EUA, o maior exportador mundial, e pelo aumento da procura nos Emirados Árabes Unidos, onde as exportações de pistácio iraniano aumentaram 40% em apenas seis meses – mais do que nos 12 meses anteriores.

E a situação deixou também os fabricantes de chocolate em apuros: até a gigante suíça Lindt, que lançou uma opção com recheio de pistáchio, se está a ver incapaz de responder aos pedidos.

A versão chegou a Portugal no final de março e rapidamente esgotou.

ovilaverdense@gmail.com

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE