A paróquia de Santa Maria de Duas Igrejas, na Ribeira do Neiva – Vila Verde, inaugurou, esta manhã, um monumento ao beato e futuro santo da igreja Católica Carlo Acutis. A paróquia, «berço» em Portugal da devoção a Carlo Acutis, juntou a comunidade numa Eucaristia com transmissão televisiva (RTP) presidida pelo Arcebispo de Braga, D. José Cordeiro, numa jornada marcada ainda pela bênção do altar do beato.
As cerimónias aconteceram no dia em que seria realizada a canonização do Carlo Acutis, cancelada devido à morte do Papa Francisco, a paróquia de Duas Igrejas manteve a celebração Eucarística.
A Eucaristia presidida pelo Arcebispo Primaz de Braga, D. José Cordeiro, teve como tema a Divina Misericórdia e a Comunhão que ligava o Papa Francisco ao jovem Beato Carlo Acutis, grande impulsionador da sua beatificação e canonização.
«Como católicos, celebramos a vitória da vida sobre a morte, e acreditamos que o Papa Francisco uniu-se ao Pai, onde, juntamente com o Carlo Acutis, irão interceder por todos nós, na unificação dos povos, na recuperação da paz e na aproximação dos jovens e indiferentes à Igreja», assinalou a comunidade cristã local.
CARLO ACUTIS: «Não sejais cópias de outros, mas originais…»
Com forte participação da comunidade e dos movimentos religiosos locais, teve lugar a bênção do novo altar ao Carlo Acutis e a inauguração de um monumento ao futuro santo da igreja católica, que tem anexo um queimador de velas.
«Tal como defendeu Carlo Acutis, não sejais cópias de outros, mas originais», assinalou o Arcebispo de Braga, D. José Cordeiro, perante a comunidade e a legião de jovens crentes da paróquia de Santa Maria de Duas Igrejas.
Por fim, ficou a promessa: «Quando houver informação da nova data para a oficialização da canonização do Carlo Acutis, celebraremos novamente esse momento de forma especial».
ovilaverdense@gmail.com