A Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde espera ter a funcionar, em dezembro, uma nova clínica de hemodiálise para mais de 100 doentes, duplicando a atual capacidade instalada, anunciou esta terça-feira o provedor da instituição.
Em declarações aos jornalistas, à margem da inauguração das duas novas creches, em Soutelo e Marrancos, Bento Morais disse que “Vila Verde é uma terra de futuro” e que a Misericórdia tem “muitos projetos” em carteira, sendo um deles a clínica de hemodiálise “para mais de 100 doentes”, mais do dobro da atual capacidade (42).
“Queremos que seja a melhor clínica do Norte”, garantiu. Segundo Bento Morais, a construção será feita num terreno encostado à Casa Santos e o objetivo é que “funcione em dezembro deste ano”.
Bento Morais lembrou ainda que a instituição está a construir uma nova Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) em Vila Verde para 40 utentes e que duplicará a capacidade do Centro de Atividades para a Capacitação e Inclusão (CACI), que passará de 16 para 32 lugares.
“Queremos também ampliar o lar residencial de 17 para 30, temos aprovado a unidade de cuidados continuados paliativos e longa duração, queremos fazer habitações a preços controlados e, por último, pegar no projeto do hotel”, detalhou.
De acordo com o provedor da Misericórdia, em primeiro lugar a instituição vai “agarrar a parte social, que é a sua função”, mas a expectativa é que dentro de dois anos possa também começar a concretizar o hotel, que nascerá na antiga Residencial Martins, em Vila Verde.