A cidade de Braga conquistou o Prémio Ouro de Habitação Inclusiva, pela estratégia de apoio a diversos grupos, como idosos, pessoas com deficiência, famílias monoparentais, ciganos, migrantes e vítimas de violência doméstica, anunciou esta quarta-feira a Comissão Europeia (CE).
O prémio foi atribuído na terça-feira, em Bruxelas, durante a quarta edição do Prémio Capitais Europeias da Inclusão e da Diversidade, promovido pela CE.
“Este reconhecimento deve-se à estratégia desenvolvida pela cidade [de Braga] de apoio a diversos grupos, incluindo idosos, pessoas com deficiência, famílias monoparentais, comunidades ciganas, migrantes e vítimas de violência doméstica”, frisa a CE, em comunicado.
Além de Braga, este ano, os vencedores da promoção da diversidade e da inclusão são dos Países Baixos, da Finlândia, de Espanha, de Itália e da Polónia.
“Os exemplos de excelência premiados nestes países são cidades e municípios que promovem a inclusão em termos de sexo, idade, origem racial ou étnica, religião ou crença, deficiência e orientação sexual”, acrescenta o comunicado.
A cerimónia de terça-feira em Bruxelas assinalou igualmente o lançamento do Mês Europeu da Diversidade de 2025, que celebra os esforços para criar ambientes equitativos e inclusivos em benefício de todos.