As cerimónias fúnebres do Papa Francisco foram pagas por «pessoa anónima», podendo ter custado até três milhões de euros. É um valor inferior em relação aos últimos funerais de líderes da Igreja Católica.
O valor total não foi divulgado, mas a imprensa internacional estima. Segundo o ABC, da Espanha, o preço do funeral poderá estar entre 1,5 milhões e três milhões de euros.
Este valor estimado corresponde a metade do que custou o funeral de João Paulo II, há 20 anos, uma vez que Francisco pediu uma cerimónia simples.
À SIC Notícias, o padre Jorge Oliveira revelou que o funeral do Papa foi «pago por uma pessoa que quis pagar de forma anónima».
O 20minutos, site espanhol, aponta que, apesar de não se saber a identidade da pessoa que pagou, terá sido em 2022 que tudo ficou acordado, disponibilizando os fundos para a Igreja.
O mesmo site diz que o Vaticano deve conhecer a identidade da pessoa, já que, segundo o testamento de Francisco, a única pessoas que teria instruções sobre o pagamento é o comissário extraordinário da basílica papal, Rolandas Makrickas.
O túmulo do Papa Francisco estava pronto há meses, na Basílica de Santa Maria Maior, uma das cinco de Roma.
ovilaverdense@gmail.com