O Movimento de Cidadania Contra a Indiferença lançou este sábado uma nova campanha contra a abstenção, com um apelo aos cidadãos para que “continuem a acreditar que o voto continua a ser a melhor arma para o exercício de uma cidadania política ativa”.
Paulo Sousa afirma que desde que o Movimento foi criado, em 2021, a abstenção tem vindo a decrescer, com valores abaixo dos registados, quer a nível nacional, quer a nível distrital. “Vale a pena acreditar que é possível fazer a diferença. Braga tem sido um exemplo para o país”, diz o responsável pelo Cidadania Contra a Indiferença.
Desta vez, ‘Cidadania Contra a Indiferença’ o ofereceu t-shirts aos populares no mercado e no centro histórico com o apelo direto ‘No próximo dia 18 faça como EU VOTE’, lembrando que ‘Votar é o nosso poder. Combate a Abstenção. VOTA’.
Em jeito de balanço deste primeiro dia da campanha, Paulo Sousa contou a O Vilaverdense/PressMinho que “dezenas de pessoas aceitaram participar na campanha e mostraram-se curiosas” com esta iniciativa contra a abstenção.
O mercado e o centro histórico foram os locais escolhidos para o diálogo estabelecido entre o Movimento e os que se juntaram à campanha, vestindo a tshirt, “contribuindo, dessa forma, para sensibilizar outros cidadãos”. Sousa explica que as suas fotografias serão publicadas, alternadamente, nos dois jornais diários de Braga com o apelo inscrito na frente e nas costas: ‘No próximo dia 18 faça como eu: VOTE. Votar é o nosso poder. Combate a Abstenção. VOTA’.
O responsável avança que o cabeça de lista pelo partido Livre, Jorge Araújo, tornou-se o primeiro dos candidatos a aceitar o repto para se juntar à campanha, aceitando vestir t-shirt. Conta que, apesar de instado a fazer o mesmo, quando se encontrava a fazer campanha na avenida central, Francisco Louçã, cabeça de lista pelo BE, declinou o convite.
Paulo Sousa anuncia que os estabelecimentos comerciais, nomeadamente cafés e restaurantes estão a aderir à iniciativa e que isso será visível na próxima semana, em espaços como o café Vianna, o restaurante Silvas ou o café Chave de Ouro, ou na própria Livraria Centésima Página. “Outros já mostraram interessados em aderir”, assegura.
Estes espaços comprometem-se a vestir os seus trabalhadores com a t-shirt no dia de mais movimento, fazendo, deste modo, a mensagem chegar a mais gente.
Na segunda-feira arranca a segunda fase da campanha, com a distribuição de autocolantes para que possam ser exibidos na lapela. A campanha termina no dia 16 de maio, a dois dias do ato eleitoral.
ovilaverdense@gmail.comLegenda: Paulo Sousa com a t-shirt contra a abstenção