BRAGA

BRAGA -

Sindicato da PSP denuncia ‘lastimáveis condições’ do comando distrital de Braga

A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP) denunciou esta quinta-feira à Inspeção Geral da Administração Interna (IGAI) as “lastimáveis condições” em que se encontram as instalações do Comando Distrital de Braga da PSP.

De acordo com o ofício enviado à IGAI, e com conhecimento do Ministério da Administração Interna, direção nacional e comando distrital da PSP, o mau estado de conservação do imóvel afeta meia e centena de profissionais que ali prestam serviço.

A ASPP/PSP destaca, entre as áreas degradadas, a camarata/vestiários, o balneário e a zona de repouso.

A associação denuncia ainda que “as instalações são ainda dotadas de telhados em amianto, material que expõe os polícias a sérios riscos de saúde e que contraria todas as boas práticas relativas à modernização e proteção também do meio-ambiente”.

No documento, são ainda apontadas questões de salubridade “atendendo às graves e permanentes situações de infiltrações de água, originando bolores e esporos, proliferação de insetos, ácaros, fungos e bactérias, da mesma forma colocando em risco a saúde dos que ali trabalham”.

A ASPP/PSP adianta ter conhecimento da existência de um projeto que prevê “uma substancial intervenção” nas instalações, plano que, “apesar de ter seguramente mais de cinco anos, nunca foi apresentado aos profissionais ou seus representantes – os sindicatos”.

Tendo a ASPP/PSP Segundo a associação, quando questionada sobre o projeto, a direção nacional da PSP referiu “tratar-se de um investimento avultado – projeto de execução, empreitada e correspondente fiscalização e coordenação de segurança – cujos procedimentos estão em tramitação”.

O organismo representativo dos profissionais da PSP finaliza apelando “a maior atenção e célere intervenção” por parte da inspeção geral, de forma “a ser preservada a saúde e a segurança dos profissionais do Comando Distrital de Braga a desempenharem serviço no edifício sede”.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE