A Câmara de Braga e a Agência para a Modernização Administrativa (AMA) vão formalizar um protocolo de colaboração que representa um passo rumo à inclusão e acessibilidade aos serviços públicos, anunciou esta terça-feira a autarquia.
Este acordo visa a criação do ‘Espaço Cidadão Solidário – Já passo aí!’, um projeto de atendimento digital e municipal diretamente aos cidadãos que, por diversas razões, se encontram impedidos de se deslocar aos serviços físicos.
No comunicado, a autarquia explica que o ‘Espaço Cidadão Solidário – Já passo aí!’ consiste num atendimento digital mediado, realizado através de um kit portátil, que permite aceder a um vasto leque de serviços públicos e municipais no local onde o cidadão se encontra — seja um lar de idosos, hospital, estabelecimento prisional, freguesia isolada ou mesmo em casa, no caso de pessoas acamadas ou com mobilidade reduzida.
Através deste serviço é possível, entre outros: ativar ou renovar a Chave Móvel Digital e o Cartão de Cidadão; revalidar a Carta de Condução por incapacidade temporária; agendar consultas ou tratar de assuntos junto da ADSE e da Autoridade Tributária; solicitar o Cartão Europeu de Seguro de Doença; aceder a apoios municipais como o BragaSol, Braga a Sorrir, Braga + Saúde, Cartão Sénior, entre outros.
Gratuito, personalizado e eficaz, o serviço estará disponível mediante marcação na plataforma braga.balcaoeletronico.pt, através do link https://agendamentos.cm-braga.pt/ ou do Contact Center (253 61 60 60). O atendimento é realizado por técnicos municipais e adaptado às necessidades de cada cidadão ou entidade.
Na nota, a Câmara afirma que “continua, assim, a apostar em soluções inovadoras e inclusivas, promovendo a valorização e autonomia dos cidadãos, a melhoria da qualidade de vida das famílias, a coesão territorial e social, o combate ao isolamento e exclusão digital#.
“O município de Braga tem apostado na qualidade do serviço prestado ao cidadão, facilitando o seu relacionamento com a autarquia, nomeadamente complementando com serviços de proximidade, visando igualmente promover e implementar políticas de proximidade ao munícipe, garantindo uma relação individualizada e qualificada, como catalisador da melhoria contínua da prestação dos serviços municipais”, remata o comunicado.
ovilaverdense@gmail.com