OBRA

OBRA -

Braga. Aberto concurso de 14,5 milhões para obras no Nó de Infias

A Infraestruturas de Portugal (IP) lançou um concurso público, com um preço-base de 14,5 milhões de euros, para a realização de obras no nó de Infias, um dos principais pontos de congestionamento na circulação rodoviária em Braga.

De acordo com o edital publicado esta quarta-feira em Diário da República, o período de apresentação das propostas termina às 17h00 do próximo dia 23 de junho. A obra tem um prazo de execução de 660 dias, ou seja, quase dois anos.

Em fevereiro, durante uma visita a Braga, o ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, disse que a abertura do concurso estaria “para breve” e considerou que esta intervenção no nó de Infias é “essencial para Braga e para os municípios na envolvente”, sobretudo a norte, permitindo melhorar a circulação rodoviária.

Nessa ocasião, em comunicado, a Câmara de Braga explicou que o projeto “prevê a redução de 98% do tráfego automóvel, menos quatro quilómetros de filas de trânsito, mais segurança, menos ruído e 95% de fluidez das horas de ponta”.

“Além disso, deverá ser criada uma ligação direta e sem conflitos para os movimentos Norte/Este e Oeste/Norte, através da execução de um viaduto bidirecional com cerca de 220 metros de extensão e 12 metros de largura”, acrescentou o município.

Através desta obra, serão reformuladas as ligações Sul/Norte e Este/Sul, de modo a minimizar as interferências entre correntes de tráfego. “Desta forma, os movimentos principais passam a efetuar-se praticamente sem constrangimentos, o que permitirá também uma melhoria dos movimentos secundários, que deixam de ter os fluxos de tráfego principais a prejudicá-los”, sublinhou a Câmara de Braga.

A intervenção fará com que a atual rotunda desnivelada deixe de funcionar como tal, no seu quadrante sul, o que limitará o acesso a nascente para o tráfego proveniente do Lugar de Cabanas, que não poderá aceder ao futuro viaduto. Para contornar esta limitação, será criado um pequeno acesso à Estrada Nacional 101, próximo das atuais instalações da Volvo.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE