Dois tripulantes de um navio-escola da Armada mexicana morreram após colisão da embarcação com a parte inferior da ponte de Brooklyn, em Nova Iorque. No navio seguiam cerca de 277 pessoas e há ainda vários feridos.
«No início desta noite, o grande navio da Marinha mexicana Cuauhtemoc perdeu potência e colidiu com a ponte de Brooklyn», publicou o perfeito de Nova York na rede social X.
Eric Adams acrescenta que 19 das 277 pessoas a bordo ficaram feridas, duas delas em estado crítico, enquanto «outras duas, infelizmente, morreram em consequência dos ferimentos».
Earlier tonight, the Mexican Navy tall ship Cuauhtémoc lost power and crashed into the Brooklyn Bridge.
At this time, of the 277 on board, 19 sustained injuries, 2 of which remain in critical condition, and 2 more have sadly passed away from their injuries. pic.twitter.com/mlaCX0X8Mh
— Mayor Eric Adams (@NYCMayor) May 18, 2025
Imagens registadas por testemunhas e partilhadas nas redes sociais, indicam que os três mastros do navio partiram-se, um a seguir ao outro, à medida que foram embatendo na ponte, com o navio a navegar de ré.
#BreakingNews #Mexican #Navy training vessel hits #NewYork’s #Brooklyn Bridge. Almost takes out the bridge. People are being rescued from the water. pic.twitter.com/wzsaJavhPF
— #TheResistance (@BoneKnightmare) May 18, 2025
A ponte de Brooklyn, inaugurada em 1883, tem um vão principal de quase 490 metros, sustentado por duas torres de alvenaria. Mais de 100.000 veículos e cerca de 32.000 peões atravessam-na todos os dias, de acordo com o departamento de transportes da cidade, e o seu passadiço é uma grande atração turística.
O Cuauhtemoc – com cerca de 297 pés de comprimento e 40 pés de largura (90,5 metros de comprimento e 12 metros de largura), de acordo com a Marinha mexicana – navegou pela primeira vez em 1982.
Todos os anos, levanta âncora no final do período de aulas na escola militar naval mexicana para terminar a formação dos cadetes.
Este ano, partiu do porto mexicano de Acapulco, na costa do Pacífico, a 06 de abril, com 277 pessoas a bordo, informou a Armada mexicana na altura.
ovilaverdense@gmail.com