VILA VERDE

VILA VERDE -

Escolas da CIM Cávado premiadas nas Olimpíadas de Educação Financeira 

As Olimpíadas de Educação Financeira, inseridas no projeto “No Poupar Está o Ganho” , premiaram, a nível municipal, oito turmas da CIM Cávado, pelos conhecimentos adquiridos na área da literacia financeira.

A competição contou com milhares de alunos de todo o país.

Os alunos foram desafiados a responder a 60 questões sobre temas de literacia financeira, passando por conteúdos sobre gestão do orçamento familiar, com destaque para a importância da poupança no contexto familiar e social, bem como sistemas bancários, seguros, economia circular e ética no consumo.

 Nesta edição de 2025, estas foram as turmas da CIM Cávado premiadas:

Vila Verde – Escola Básica n.º 2 de Vila Verde – T37 e Escola Básica de Moure e Ribeira do Neiva – 4AMC

Amares – Escola Básica de Feira Nova – 4.ºE e Escola Secundária de Amares – 10.ºC

Barcelos – Escola Básica de Pontes, Tamel – 3.º/4.º e Escola Básica de Viatodos – 2V1

Braga – Escola Básica de Gualtar – GUA8 e Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian – 2.ºA

A turma 10.ºC da Escola Secundária de Amares conseguiu alcançar o 1.º lugar nacional no escalão do Ensino Secundário, registando a pontuação mais elevada entre todas as turmas do secundário que participaram a nível nacional.

As Olimpíadas de Educação Financeira são uma atividade promovida pela CIM Cávado em parceria com a Fundação Cupertino de Miranda, e insere-se no projeto RESET – Rede Estratégica para o Sucesso Educativo e Transformador do Cávado 2030, apoiado pelo NORTE 2030, no âmbito dos PIPSE – Planos Intermunicipais para a Promoção do Sucesso Educativo.

«Este projeto proporciona aos alunos – para além destas competições nacionais – conteúdos, recursos multimédia, fichas de trabalho e desafios que promovem a aprendizagem de forma prática e lúdica, interativa e próxima», aponta, em comunicado, a CIM.

Os docentes recebem, de forma contínua, apoio e formação sobre estes temas o que permite uma gestão mais eficaz da abordagem em sala de aula, sempre em concordância com as orientações curriculares.

«A participação em iniciativas que ajudem os alunos a aumentar os seus conhecimentos e aprendizagens para o aumento do sucesso educativo, desenvolvendo uma literacia financeira responsável, ajuda-os não só para um futuro pessoal e profissional mais consistente, mas também a serem cidadãos mais informados e completos», termina.

ovilaverdense@gmail.com

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE